Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pavan et al.

Primeiro registro de parasitismo de ácaros da espécie Ornithonyssus bursa em humanos no Vale do Taquari é realizado por pesquisadores da Univates

Postado as 14/06/2022 10:21:29

Por Lucas George Wendt

Um estudo publicado por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates contemplou o primeiro registro de infestação do ácaro Ornithonyssus bursa (Berlese, 1888) (Acari: Macronyssidae) em seres humanos no Vale do Taquari. A espécie caracteriza um ácaro hematófago comumente encontrado em aves silvestres e domésticas e que pode parasitar temporariamente o homem. 

As infestações humanas ocorrem quando qualquer uma das aves deixa seus ninhos. Os espécimes analisados durante a pesquisa foram coletados em uma residência na zona urbana do município de Cruzeiro do Sul e mantidos sob baixa refrigeração para estudo e identificação. 

Divulgação/Acervo pessoal

A partir dos relatos da mãe residente na casa e das características das lesões na criança, foi levantada a suspeita de que pudessem ser oriundas de mordidas de ácaros hematófagos. “Desta forma, fui até a residência e encontrei um ninho de pomba (Zenaida auriculata Des Murs, 1847 - Columbiformes, Columbidae) no ar condicionado. Realizei a coleta dos ácaros e levei para o laboratório para a identificar com a ajuda da minha colega, também autora do artigo”, explica uma das pesquisadoras, Aline Marjana Pavan. 

O estudo é assinado por Aline, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), que trabalhou com acarofauna associada a galinhas durante a sua dissertação de mestrado. Além dela, também compõem a equipe responsável pelo estudo os pesquisadores Darliane Evangelho-Silva, Luiz Liberato Costa-Corrêa e Noeli Juarez Ferla. 

“Este relato reitera a importância de se conhecer os diferentes agentes causadores de lesões cutâneas para o correto tratamento, além de alertar a comunidade”, informa Aline. Apesar de ser um problema relativamente comum o ataque de ácaros de outras espécies a seres humanos, a pesquisadora observa que o estudo científico contribui para ampliar o conhecimento que se tem de eventuais interações entre espécies que não acontecem tão comumente. 

Os dados levantados com este estudo serviram de base para a elaboração da nota científica que contribuirá como uma fonte de informação para a identificação do ácaro. “O Laboratório de Acarologia tem a preocupação de informar de forma correta e científica a região do Vale do Taquari”, explica Aline.

“A pesquisa sempre me fascinou desde a graduação, inclusive iniciei como bolsista de Iniciação Científica e não sai mais deste mundo”, detalha Aline. “A busca pelo conhecimento, a resolução de problemas, a descoberta de novos achados me motivam, ainda mais quando eu posso contribuir positivamente com meu conhecimento para com a sociedade”. 

Pavan et al.

Ornithonyssus bursa

Esta espécie é conhecida principalmente no meio avícola devido aos danos causados nas aves, como, por exemplo, desconforto, queda na produção, anemia e, em grandes infestações, a morte das aves. Nos humanos, o parasitismo ocorre devido à falta do principal hospedeiro. Não há relatos de atuarem como vetores de patógenos nos humanos, entretanto, sua mordida causa bastante desconforto e prurido. Essas informações servem também como um alerta à população para cuidarem com ninhos próximos às residências, bem como em ar condicionados, evitando a contaminação interna, visto que esses ácaros podem sobreviver por um longo período sem se alimentar, dificultando sua remoção do ambiente.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods