Professor da Univates debate em evento da Famurs o papel dos municípios na Matriz Energética Renovável a partir dos resíduos

Postado as 15/03/2022 15:29:24

Por Lucas George Wendt

A maioria dos municípios decretou situação de emergência devido à grave estiagem que assola o Rio Grande do Sul, o que desafia os gaúchos a encontrarem maneiras de continuar ampliando a produção de maneira sustentável, agregando valor à propriedade a partir de recursos que hoje não são usados, os resíduos orgânicos. O destino correto destes resíduos ainda colabora com a preservação da qualidade da água, necessidade visível em tempos de seca.

Lucas George Wendt

Nessa linha, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) realiza o Seminário: “O papel dos municípios na Matriz Energética Renovável a partir dos Resíduos Urbanos e Agrosilvopastoris”, nos dias 15 e 16 de março, na sua sede, em Porto Alegre. Professor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Odorico Konrad é um dos convidados para palestrar no evento e debaterá sobre a disponibilidade de substratos orgânicos para geração de Biogás no RS.

Autora da proposição que culminou com a criação do Marco Legal do Biogás e responsável pela articulação junto ao Governo do Estado do decreto que subvenciona os juros pagos nas linhas de créditos especiais existentes, para incentivar a instalação de biodigestores, a deputada estadual Zilá Breitenbach, fará uma apresentação no evento. Na manhã do dia 15, ela relatou o trabalho que desenvolve desde 2017, presidindo a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, como avançaram as Políticas Públicas e o que ainda pode ser feito no sentido de incentivar o uso do Biogás no RS.

A deputada salienta que com os biodigestores é possível gerar energia limpa e de qualidade, e sua adoção viabiliza a ampliação da produção em propriedades que hoje tem limitação devido à grande geração de dejetos. “Atualmente, muitos municípios gaúchos não têm como aumentar o plantel para a produção animal, por conta do volume dos dejetos gerados nas propriedades. Assim, entidades ligadas ao setor, produtores rurais e gestores públicos, buscaram junto à nossa Frente alternativas para dar destino correto a estes resíduos, ampliando a produção com a necessária sustentabilidade”,explica Zilá.

O Seminário foca na apresentação aos gestores municipais de oportunidades de negócios para utilizar o potencial gaúcho de biomassa. O evento conta com a participação de secretarias estaduais, da Câmara Brasil-Alemanha, de entidades financeiras e de pesquisa, além de indústrias que já desenvolvem tecnologia, muitos dos quais colaboraram na construção da política pública participando do Grupo de Trabalho da a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores.

Para realizar a inscrição para participar do evento, acesse o link: https://bit.ly/MatrizRenovavel

Seminário: O papel dos municípios na matriz energética renovável a partir dos resíduos urbanos e agrossilvipastoris

Data: 15 e 16 de março de 2022

Local: Auditório Alceu Collares, Sede da Famurs – Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus – Porto Alegre/RS

Confira a programação completa

Dia 15 (Terça-feira)

9h

Recepção e credenciamento

9h30min

Abertura e pronunciamento das lideranças

10h15

Políticas Públicas de incentivo para projetos de Biogás – Zilá Breitenbach – Deputada Estadual

11h

Como Potencializar Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios – Alessandro/Marco – Ciclo.

12h

17h15min

Dia 16 (Quarta-feira)

8h45min

Diversidade de Biomassa para geração de Biogás no RS:  Potencial e perspectivas – Profª Dra Suelen Paesi - UCS

Disponibilidade de substratos orgânicos para geração de Biogás no RS – Profº Dr Odorico Konrad - Univates

9h45min

Tecnologias Inovadoras e Eficientes em Biodigestores - Gleysson Machado

11h

Viabilidade Econômica e Sustentabilidade dos Projetos - Gleysson Machado

12h

Intervalo para almoço

13h15min

Case de Planta de Biodigestor - Gleysson Machado

14h

Fockink: Biogás para geração de Energia Elétrica - Romulo Dorneles - Supervisor de Projetos

16h

Encerramento (coquetel de encerramento)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods