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Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 18/02/2022 10:40:49

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Divulgação/Univates

Confira o que a Univates publicou nas últimas semanas

Título do artigo:  Concepção de professores dos anos iniciais sobre a natureza da ciência e atividades experimentais

Autoria: Geovana Kliemann, Maria Madalena Dullius e Ítalo Gabriel Neide 

Revista científica: Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias 

Do que trata a pesquisa científica: O presente texto orienta-se a apresentar um estudo desenvolvido a partir de um questionário respondido por 33 professores dos Anos Iniciais, de um município da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O referido questionário foi a ação inicial de um processo de formação continuada, com ênfase em atividades experimentais investigativas na área das Ciências Exatas. O foco do estudo, de cunho qualitativo, é socializar e discutir sobre as concepções dos participantes sobre a natureza da ciência e atividades experimentais. A partir da análise às respostas ao questionário, é possível evidenciar uma visão não construtivista dos professores sobre ciências e que poucas vezes atividades experimentais são propostas em suas aulas, principalmente, devido à insegurança. Admitem sua limitação em relação a inserção de novas práticas de ensino nesta área, declaram nunca terem participado de uma formação direcionada ao ensino de Ciências e relatam preferência por participarem de formações em que se proponham atividades práticas, que possam ser levadas para sala de aula. Ademais, as atividades experimentais quando propostas, geralmente visam testar ou transmitir conhecimentos relacionados ao contexto biológico. Tais aspectos podem estar relacionados à compreensão equivocada dos participantes, quanto à natureza da ciência.

Vinculação: PPGCECE 

 

Título do artigo: Estudos da psicologia em situações de alienação parental: uma revisão sistemática

Autoria: Suany Chisté Benvegnú, Priscila Pavan Detoni e Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha 

Revista científica: Psi Unisc 

Do que trata a pesquisa científica: O presente artigo objetiva averiguar os estudos da Psicologia em situações de Alienação Parental (AP), analisando possibilidades de atenção/cuidado para com os sujeitos envolvidos nessas situações. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi uma revisão sistemática da literatura, baseada em estudos já elaborados. Para isso, utilizou-se quatro bases de dados, sendo elas SCIELO, BVS, PEPSIC e DIALNET. Considerando-se que os estudos sobre a Alienação Parental e sobre as intervenções de profissionais da Psicologia são recentes, a análise foi baseada em publicações científicas, dos últimos seis anos, tendo em vista a data em que a Lei da Alienação Parental, N° 12.318/10, foi decretada no Brasil. Os descritores utilizados para a pesquisa foram alienação parental, síndrome de alienação parental e divórcio.  Os resultados apontam para a necessidade de uma maior especialização por parte de profissionais da Psicologia para lidar com situações que envolvem o Direito de Família, bem como evitar a judicialização das vidas e psicopatologização das relações de parentalidade. Além disso, deve-se buscar alternativas para que as intervenções de profissionais da Psicologia em situações de AP não estejam baseadas apenas nas perícias judiciais, mas nas diversas áreas de atuação da Psicologia.

Vinculação: Ciências da Vida 

 

Título do artigo: Tasy e o ensino em saúde

Autoria: Luís Felipe Pissaia, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Arlete Eli Kunz da Costa e Claudete Moreschi 

Revista científica: Sustinere

Do que trata a pesquisa científica: Este estudo objetiva descrever as contribuições do software Tasy no estabelecimento da relação entre teoria e prática nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II de um curso de Enfermagem. Em suma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a qual teve como participantes trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari. Todos os participantes estavam matriculados nas disciplinas destacadas, durante o primeiro semestre de 2018. O instrumento de levantamento de informações deste estudo foi o diário de campo do pesquisador que esteve presente durante as 20 horas-aula da pesquisa, sendo que todos os achados foram reunidos em pontos focais compatíveis e categorizados com aproximações da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os participantes consideram o Tasy como um facilitador na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Eles destacam suas funcionalidades, como a de prontuário, do registro de informações e, por consequente, qualificador da assistência oferecida ao cliente. Pontua-se nos achados, a facilidade em utilizar o software na aplicação da assistência de enfermagem, reforçando a necessidade em tê-lo nos diferentes serviços de saúde. Observou-se também que o software possibilitou a realização eficaz e integral da Sistematização da Assistência de Enfermagem, estimulando a construção entre a teoria e a prática. Deste modo, também foram pontuados a eficácia do software, enquanto modelo de gestão em saúde e ferramenta eficaz para a comunicação entre as equipes. 

Vinculação: Ciências da Vida

 

Título do artigo: Entre a universidade e a escola: propostas de intervenção em instituições escolares

Autoria: Suzana Feldens Schwertner 

Revista científica: Redalyc

Do que trata a pesquisa científica: Apresentamos uma experiência de formação realizada com estudantes de Psicologia do 5º semestre de um Centro Universitário do interior do Rio Grande do Sul. Na disciplina de Psicologia e Instituições Escolares I e II, com a carga horária de 90 horas, os universitários organizam atividades de intervenção em escolas, propondo encontros entre o Ensino Superior e a Educação Básica: durante cinco semanas, participam ativamente do cotidiano escolar e desenvolvem propostas de trabalho que envolvam a atuação do psicólogo nas escolas. O relato discorre sobre algumas intervenções realizadas, analisando a participação dos estudantes - da universidade e da escola - e apontando diferentes formas de aproximação entre a graduação e o Ensino Fundamental.

Vinculação: Ciências da Vida

 

Título do artigo: Análise das condições de sustentabilidade ambiental da produção agropecuária nos assentamentos rurais de conceição do Araguaia - PA

Autoria: Rafael Miranda Arraz, Elineide Eugênio Marques, Luis Fernando da Silva Laroque e Julia Elisabete Barden

Revista científica: Gestão e Sustentabilidade Ambiental 

Do que trata a pesquisa científica: Os modos de vida e produtivos dos pequenos produtores com relação ao desenvolvimento rural no campo, como é o caso das Unidades Familiares de Produção (UFP) no município de Conceição do Araguaia/Pará, podem tornar-se reflexo direto das condições de sustentabilidade evidenciados por suas formas organizativas, por seus meios e técnicas de produção. O presente artigo analisa as condições de sustentabilidade nos assentamentos rurais do município de Conceição do Araguaia/Pará manifestadas nas produções agropecuárias focado na dimensão ambiental das Unidades Familiares de Produção UFP em dois Assentamentos da reforma agrária no mesmo município, no sudeste paraense, às margens do rio Araguaia. O método utilizado foi o exploratório, com abordagem qualitativa e de coleta de dados por meio de entrevistas, diários de campo e registros fotográficos. Foram investigadas as práticas conservacionistas, a paisagem da propriedade e a diversidade da produção dos assentamentos rurais, identificando os manejos implementados, os impactos ambientais da produção com relação à sustentabilidade. Os resultados dos indicadores e atributos de sustentabilidade evidenciaram a fragilidade ambiental nos assentamentos, o que poderá comprometer a fixação destas famílias nas UFP e a longevidade da atividade agropecuária promovida pelos produtores no aproveitamento dos recursos naturais com sustentabilidade.

Vinculação: PPGAD 

 

Título do artigo: Ações não humanas no mundo missioneiro da província jesuítica do Paraguay

Autoria: Tuani de Cristo e Luís Fernando da Silva Laroque

Revista científica: Fronteiras - Revista Catarinense de História

Do que trata a pesquisa científica: O presente artigo tem por finalidade apresentar a participação dos não humanos e os impactos causados por problemas ambientais na convivência com os Guarani e jesuítas nas missões durante os séculos XVII e XVIII. O estudo utilizou-se de documentos escritos pelos padres jesuítas, como cartas e diários encontrados no Centro de Pesquisas Históricas da PUCRS e obras publicadas por Jaime Cortesão (1969), Hélio Vianna (1970), padre Antônio Sepp (1951) e bibliografias que abordam as missões jesuíticas e práticas indígenas. Os pressupostos teóricos se fundamentam em autores da História Ambiental que auxiliam na compreensão do comportamento de determinadas espécies e impactos ambientais. Os resultados apontam para ações de ratões, formigas e gafanhotos no cotidiano das missões jesuíticas. Situações que geraram fome e a cobrança dos indígenas para que os padres formulassem soluções para os problemas. Com base na História Ambiental demonstrou-se como os não humanos causaram constrangimentos e ao mesmo tempo influenciaram ações por parte dos padres e também de lideranças xamânicas. 

Vinculação: PPGAD 

 

Título do artigo: Insight of basic education teachers in the State of Rio Grande do Sul on Environmental Education / Insight de professores de educação básica do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre educação ambiental

Autoria: Julia Gastmann e Ana Paula Jaeger, Elisete Maria de Freitas

Revista científica: Revbea 

Do que trata a pesquisa científica: Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos professores do anos do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre Educação e como eles a praticam. Um questionário foi elaborado e enviado para professores de diferentes escolas e cidades do estado do Rio Grande do Sul através do Google Formulários. Observou-se que os professores reconhecem a importância do Meio Ambiente. Educação, e em geral concordam que ela tem que ser trabalhada de forma interdisciplinar, no entanto, não têm formação para tal; eles não conhecem o brasileiro existente na legislação sobre o tema e não compreendem efetivamente o significado de ensinar Educação ambiental. As práticas nas escolas carecem de maior desenvolvimento e significado, sendo incapaz de atender ao seu objetivo de moldar pessoas conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente.

Vinculação: PPGSAS 

 

Título do artigo: Atravessamentos naturais na produção de subjetividade ambiental

Autoria: Jane Mazzarino, Denise Scheibe, Bruno Petter e Debora Griebeler 

Revista científica: Revista Projetar 

Do que trata a pesquisa científica: Uma escola pública, uma área verde, um grupo de alunos de 11 e 12 anos e um grupo de pesquisa que tinha como objetivo experienciar possibilidades de sensibilização ambiental baseadas em um método que explora atividades ao ar livre, visando à produção de uma subjetividade ambiental. Estes elementos foram geradores de encontros semanais que duraram três meses, optando-se por avaliar um processo de educação ambiental em continuidade, a fim de estabelecer um vínculo com o grupo e observar com profundidade processos que os pesquisadores só investigavam em encontros esporádicos. A estratégia do grupo de pesquisa foi baseada no método do Aprendizado Sequencial de Joseph Cornell e na proposta ecosófica de Félix Guattari e suas três ecologias: subjetiva, social e ambiental. O objetivo foi investigar possibilidades de produção de subjetividade ambiental a partir da proposta ecosófica e de um método de educação ambiental ao ar livre. Como elemento conclusivo fundamental consideramos a evidência de que o contato coletivo com a natureza afeta as relações sociais, favorecendo a percepção do outro na sua singularidade. Ou seja, a natureza atua como facilitadora da abertura para o outro. A ecologia social e subjetiva ou mental, no caso em estudo, foram favorecidas pela ecologia do ambiente.

Vinculação: PPGAD. 

 

Título do artigo: Existências imaginadas: a consciência de si na série televisiva Westworld Imagined Existences: The Self-Awareness in the Television Series Westworld

Autoria: Suzinara Strassburger Marques, Rosane Maria Cardoso

Revista científica: Memorare 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

 

Título do artigo: Projeto de extensão linguagens: palavras e imagens - literatura e audiovisual na sala de aula

Autoria: Ana Beatriz Assad dos Santos, Rosiene Almeida Souza Haetinger e Flávio Roberto Meurer 

Revista científica: III Semana de Letras do Seridó

Do que trata a pesquisa científica: O projeto de extensão “Linguagens: Palavras e Imagens” tem o objetivo de promover interações de aprendizagens significativas entre acadêmicos e docentes da Univates. O projeto originou-se do eixo Linguagem Artístico-Literária do projeto “Veredas da Linguagem”, que promoveu ao longo de 2017 e 2018 oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos e diplomados no campo da linguagem e suas múltiplas interfaces, tais como: ensino, arte, literatura e tecnologia. A partir de 2019, já como projeto “Linguagens: Palavras e Imagens”, foram desenvolvidas ações com estudantes de Ensino Médio sobre a relação entre literatura e produção audiovisual. Ao longo do ano, foram ministradas, para estudantes de terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Érico Veríssimo, no município de Lajeado/RS, oficinas sobre adaptação, roteiro, produção e edição de audiovisual. A ação de 2020 teve como temática a comemoração do centenário da escritora Clarice Lispector com a culminância no VI Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura: um minuto com Clarice a partir do edital para as escolas de ensino médio da região, com seu público alvo professores e estudantes de ensino médio. Para fins de formação do público-alvo do projeto, foram disponibilizados materiais sobre ferramentas tecnológicas e acerca da literatura de Clarice Lispector, disponíveis na internet. Infelizmente, em função do que a pandemia do Covid-19 acarretou na educação, alterando a dinâmica 30 pedagógica das escolas de educação básica, o projeto recebeu material de apenas uma escola. Embora não houvesse concorrência, pode-se dizer que o resultado foi muito bom, com destaque pela adaptação exitosa de uma crônica da escritora Clarice Lispector. Atualmente, está em desenvolvimento mais um festival, chamando-se “Videopoesia com Drummond”, focando-se nos poemas do livro “Rosa do Povo” (1943) de Carlos Drummond de Andrade. 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

 

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