Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 07/02/2022 09:03:53

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou nas últimas semanas

Título do artigo: Aprende-se a ser pai? A participação de homens em grupos de gestantes e casais grávidos

Autoria: Fabiane Aparecida Kronbauer e Suzana Feldens Schwertner

Revista científica: Psicologia em Pesquisa 

Do que trata a pesquisa científica: a pesquisa teve como objetivo analisar a participação de homens em grupos de gestantes para a manifestação do vínculo e do papel com seu filho durante o período gravídico-puerperal. O levantamento dos dados ocorreu a partir de um grupo focal com três encontros virtuais, realizados quinzenalmente com casais grávidos. Por meio da análise textual discursiva, pôde-se perceber que o grupo de gestantes auxiliou no aprimoramento da maternagem e paternagem e no fortalecimento do vínculo que já existia entre o casal, refletindo no cuidado e participação ao longo de todo o processo gestacional, bem como nos primeiros anos do bebê.

Vinculação: Ciências da Vida

Título do artigo: Degradation of the micropollutant amoxicillin by photolysis and evaluation of the toxicity of byproducts generated in aquatic environments / Degradação do micropoluente amoxicilina por fotólise e avaliação da toxicidade de subprodutos gerados em ambientes aquáticos 

Autoria: Gabriela Vettorello, Daniel Kuhn, Aline Botassoli Dalcorso, Ani Caroline Weber, Bruna Costa, Sabrina Grando Cordeiro, Ytan Andreine Schweizer, Elisete Maria de Freitas, Alexandre Rieger, Clarice Steffens, Eduardo Miranda Ethur e Lucélia Hoehne 

Revista científica: Sustainable Water Resources Management

Do que trata a pesquisa científica: os micropoluentes antibióticos estão presentes no meio ambiente, sendo necessário o desenvolvimento de tratamentos eficazes para eliminá-los da água. O estudo tem como objetivos propor a degradação do antibiótico β-lactâmico amoxicilina por fotólise e avaliar a formação de outras estruturas orgânicas e a toxicidade do metabólito. Foram utilizadas soluções de 100 µg L−1 de amoxicilina. Elas foram submetidas a diferentes condições de irradiação por lâmpada ultravioleta com diferentes potências e distâncias por meio de um reator em batelada de quartzo e solução de pH de 4,7 e 9. Para avaliar a degradação da amoxicilina e dos produtos gerados, foi utilizada cromatografia líquida de alta eficiência acoplada com espectrometria de massa. A melhor condição de degradação foi 90% de redução da molécula original, obtida com uma lâmpada de 95 W a 5-10 cm da amostra e tempo de irradiação de 10 min. Dois produtos originados em diferentes condições de pH da solução irradiada foram identificados, a saber, ácido amoxicilina peniciloico (m/z 384) e amoxicilina 4-hidroxifenilglila (m/z 515). Com base nos resultados, a melhor condição de tratamento requer o ajuste do pH para 9 e o tempo de irradiação para 10 min. Não há toxicidade nessa condição. Isso resulta em um maior potencial de degradação com menor toxicidade da solução resultante. Concluiu-se que este protótipo e o método aplicado podem ser utilizados em um sistema de tratamento de água no futuro.

Vinculação: PPGBiotec

Título do artigo: Comparison of biological characteristics of the predatory mite Blattisocius mali (Acari: Blattisocidae) reared on frozen eggs of Tyrophagus putrescentiae (Acari: Acaridae) alone and in combination with cattail and olive pollens / Comparação das características biológicas do ácaro predador Blattisocius mali (Acari: Blattisocidae) criado em ovos congelados de Tyrophagus putrescentiae (Acari: Acaridae) sozinho e em combinação com pólen de taboa e azeitona 

Autoria: Fatemeh Pirayeshfar, Hamid Reza Sarraf Moayeri, Guilherme Liberato da Silva e Edward A. Ueckermann 

Revista científica: Bio One 

Do que trata a pesquisa científica: Blattisocius mali (Oudemans), conhecido como predador de algumas espécies de ácaros-praga de armazenamento, foi criado em ovos congelados de Tyrophagus putrescentiae (Schrank) sozinho (Tp), mas também suplementado com taboa (Tp + taboa) e azeitona (Tp + azeitona) e pólen. Os parâmetros da tabela de vida de B. mali foram avaliados na primeira (G1), oitava (G8) e décima sexta (G16) geração nas três diferentes dietas. A sobrevivência dos imaturos do predador não foi afetada pelas dietas testadas, mas diferiu significativamente entre as gerações. A maior e a menor mortalidade foram observadas nas gerações G8 e G1, respectivamente, em todas as dietas. Com exceção do período total de pré-oviposição (TPOP) e do período de pré-oviposição de adultos (APOP), todos os parâmetros da tabela de vida de B. mali foram afetados pelas diferentes dietas. Na G1, a suplementação de (Tp)  com ambos os pólens aumentou significativamente a fecundidade, o período de oviposição e o tempo de vida das fêmeas de B. mali. Parâmetros de crescimento populacional do predador como taxa intrínseca de aumento (r), taxa líquida de reprodução (R0) e taxa finita de crescimento (λ) aumentaram significativamente com a suplementação de (Tp) com pólen de taboa. No entanto, em G8 e G16, B. mali criados nas duas combinações apresentaram significativamente os menores valores de período de oviposição, tempo de vida de fêmeas e machos e tempo médio de geração (T) (apenas F8). Exceto pelos tempos de desenvolvimento feminino e masculino e TPOP, outros parâmetros biológicos de B. mali diferem significativamente entre as gerações. A adição de ambos os pólens aos ovos congelados do ácaro-presa diminuiu significativamente a fecundidade, período de oviposição, tempo de vida de fêmeas e machos e parâmetros populacionais como (r), (T), (λ) de B. mali em G16 em comparação com G1. Com a comparação dos efeitos da dieta ao longo das gerações sobre os parâmetros biológicos e populacionais de B. mali, conclui-se que ovos congelados de T. putrescentiae são fortemente recomendados para criação em massa do predador e dietas congeladas mistas (contendo pólen) são sugeridas como dieta suplementar para estabelecimento do predador após a soltura.

Vinculação: PPGSAS

Título do artigo: O envelhecer contemporâneo: percepções de cuidadores de idosos em formação 

Autoria: Luís Felipe Pissaia 

Revista científica: RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar  

Do que trata a pesquisa científica: o objetivo do estudo é conhecer alguns aspectos do envelhecimento contemporâneo a partir das percepções de estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram seis estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento de pesquisa foi a aplicação de um questionário, e a análise dos dados seguiu aproximações com a análise de conteúdo. Os resultados indagam  sobre o envelhecer enquanto processo vital físico e mental da população, fazendo com que os participantes indiquem o cuidado como necessário para o gerenciamento profissional deste indivíduo. Observou-se ainda o papel da comunidade na construção de um envelhecimento único e intransferível, sendo o mesmo espaço de ocorrência de negligências pela falta de fiscalização para o cumprimento dos direitos da pessoa idosa. Dessa forma, esta pesquisa reafirma os papéis da pessoa idosa, da sociedade e do Estado na construção de um envelhecimento saudável e que preserve a dignidade humana.

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Caracterização de variantes patogênicas nos genes BRCA 1 e 2 e suas associações com câncer de próstata 

Autoria: Maria Eduarda Höehr Zwetsch, Victoria Marcon Kaspary, Caroline Dalla Lasta Frigeri e Adriane Pozzobon

Revista científica: Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde 

Do que trata a pesquisa científica: o estudo objetiva verificar em bases de dados as variantes patogênicas associadas aos genes BRCA 1 e 2 e sua associação com câncer de próstata e relacionar a ocorrência de variantes patogênicas nos genes BRCA 1 e 2 com a incidência e mau prognóstico do câncer de próstata. Como método, foi realizada revisão bibliográfica na base de dados PubMed, usando os descritores em inglês e português: mutation (mutação), BRCA, prostate cancer (câncer de próstata), cruzados aleatoriamente nos últimos 10 anos. Como resultados, foram encontrados 132 artigos específicos com o as palavras, dos quais 11 artigos preencheram os critérios de inclusão. A partir dos dados coletados, observou-se associação nas variantes patogênicas do BRCA 1 e 2 com câncer de próstata (CaP). A prevalência das mutações entre BRCA1 e BRCA2 divergiu conforme os artigos, sendo mais frequentes mutações deletérias nos genes em questão. Contudo, todas foram fortemente associadas ao CaP e mau prognóstico. Considerações finais: apesar de a literatura divergir entre as prevalências e tipos das mutações, devido às variações metodológicas e características da amostra, é importante a realização de pesquisas bibliográficas que avaliam o impacto das variantes patogênicas BRCA 1 e 2 no manejo do paciente com câncer de próstata, já que a presença está associada a um mau prognóstico.

Vinculação: Ciências Médicas 

Título do artigo: Influência da artroplastia de quadril no desempenho de atividades funcionais, risco de quedas e qualidade de vida de idosos institucionalizados

Autoria: Magali Teresinha Quevedo Grave, Joice Silva, Eduardo Périco e Tania Cristina Malezan Fleig

Revista científica: Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde 

Do que trata a pesquisa científica: o envelhecimento é um processo caracterizado por modificações anatômicas e fisiológicas, sendo um fenômeno complexo que envolve aspectos socioculturais, políticos e econômicos em interação dinâmica e permanente com a dimensão biológica e subjetiva dos indivíduos. Causa, ao longo do tempo, perdas osteomusculares, aumentando o risco de quedas e fraturas de quadril. Considerando a estrutura familiar moderna, novas exigências sociais e a necessidade de cuidados direcionados, muitos dos idosos passam a residir em Instituições de Longa Permanência (ILPI). O estudo objetiva verificar a influência da artroplastia de quadril no desempenho de atividades funcionais, risco de quedas e qualidade de vida de idosos institucionalizados. Método: estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo e transversal, de análise quantitativa. Participaram cinco idosos com idades entre 65 e 80 anos (média = 71 anos; DP: 5,87), sendo três homens e duas mulheres, que realizaram cirurgia de artroplastia de quadril. Os instrumentos de coleta de dados foram o Índice de Barthel, Questionário SF-36 (Short-Form Health Survey), Escala de Tinetti e duas perguntas comparando as respostas do antes e depois da cirurgia. Resultados: por meio do Índice de Barthel verificou-se que três (60%) idosos apresentam dependência leve, um (20%) dependência moderada e um (20%) é independente em atividades da vida diária. No SF-36 observou-se que idosos apresentam menor média no estado geral de saúde (EGS) (+-41,0; DP: 20,7) e maior média no item limitação por aspectos emocionais (LAE) (+-73,5; DP: 27,8). O Índice de Tinetti apontou que três (60%) dos idosos apresentam alto risco de quedas e dois (40%) apresentam baixo risco de quedas; quatro (80%) referiram que sua vida melhorou após a cirurgia. Conclusão: a artroplastia de quadril, de forma geral, influenciou positivamente na qualidade de vida dos idosos, entretanto o EGS e o risco de quedas são uma preocupação presente nessa população.

Vinculação: Ciências da Vida 

Título do artigo: Práticas de gênero em uma universidade: um estudo arquivístico

Autoria: Inauã Weirich Ribeiro, Angélica Vier Munhoz e Priscila Pavan Detoni 

Revista científica: Educação 

Do que trata a pesquisa científica: o artigo é o recorte de uma dissertação de Mestrado em Ensino, que teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A dissertação “Práticas de Gênero do Currículo da Univates: uma perspectiva arquivística e imoralista” partiu da questão: de que modo o currículo da Universidade do Vale do Taquari - Univates vem performando práticas de gênero? No artigo, buscou-se apresentar o aporte conceitual-metodológico da pesquisa, cuja abordagem arqueogenealógica tomou, por uma via, os estudos de Michel Foucault (2009; 2013) em torno da noção de arquivo e, por outra, a noção de performatividade de gênero de Judith Butler (2017). O arquivo das práticas de gênero da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi produzido de modo localizado, de maneira que se tomaram os documentos gerados pela instituição como condições de possibilidade para a emergência de práticas de gênero. Destaca-se que essas práticas só foram possíveis em um tempo-espaço no qual há diversos conflitos/disputas em torno das políticas afirmativas atinentes a essa secção. Como resultados foram visibilizadas nove práticas de gênero na instituição investigada, as quais mostram um processo de tensionamento da performatividade de gênero por parte da própria universidade.

Vinculação: PPGEnsino

Título do artigo: Mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório na cidade de Lajeado/RS, na perspectiva de chegada

Autoria: Rosmari Terezinha Cazarotto, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar e Marina Radavelli

Revista científica: ACTA Geográfica 

Do que trata a pesquisa científica: o número de estudantes que participam de programas de mobilidade acadêmica internacional aumentou significativamente nas últimas décadas. Este estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo compreender o fluxo internacional de estudantes da educação superior, na perspectiva de quem chega a Lajeado, uma cidade média situada no interior do Rio Grande do Sul. Para isso, articulam-se informações de dados quantitativos, obtidos em bancos de dados oficiais, seguidas de uma abordagem qualitativa a partir de aplicação de questionário a estudantes em mobilidade acadêmica na Univates em 2019. A análise dos resultados evidenciou que os estudantes estrangeiros são provenientes de diferentes países e continentes, com destaque para os colombianos, para o sexo feminino e para uma média de idade de 23 anos. Essa realidade contribui para as dinâmicas de circulação intercultural na cidade. 

Vinculação: PPGAD

Título do artigo: Relação do estado nutricional com a adequação do consumo de micronutrientes de gestantes de alto risco

Autoria: Eveline Cristina Moesch, Juliana Paula Bruch-Bertani, Ioná Carreno e Fernanda Scherer Adami

Revista científica: RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar 

Do que trata a pesquisa científica: gestação de alto risco ocorre quando a gestante manifesta alguma doença ou condição que pode prejudicar a gravidez. Esta pesquisa teve como objetivo relacionar o estado nutricional e adequação do consumo de micronutrientes com a presença de diabetes mellitus tipo 2, diabetes mellitus gestacional (DMG), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e pré-eclâmpsia. Estudo transversal, realizado a partir de dados antropométricos e do consumo alimentar dos prontuários de 254 gestantes de alto risco. O estado nutricional pré e pós-gestacional foi classificado conforme a Organização Mundial da Saúde e os micronutrientes calculados a partir do recordatório de 24 horas foram classificados de acordo com as Dietary Reference Intakes (DRIs). Os resultados foram considerados significativos em um nível de significância máximo de 5% (p0,05). A ingestão adequada de zinco (p=0,027) e o consumo abaixo do recomendado de vitaminas B2 (p=0,011) e A (p=0,004) foram significativamente associados com elevação da pressão arterial. O estado nutricional pré e pós-gestacional de eutrofia e sobrepeso foi significativamente associado à ausência de pressão arterial alterada (p≤0,01) e a obesidade foi associada à elevação da pressão arterial (p≤0,01). O estado nutricional pré e pós-gestacional classificado como sobrepeso foi relacionado ao DMG (p≤0,01). O estado nutricional pré e pós-gestacional de obesidade foi associado a elevações da pressão arterial e o consumo adequado de zinco, e abaixo do recomendado pelas DRIs de vitaminas B2 e A, associaram-se com a elevação da pressão arterial. O sobrepeso pré e pós-gestacional foi significativamente associado à presença de DMG.

Vinculação: Ciências da Vida 

Logo ods