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Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 21/01/2022 15:27:40

Por Lucas George Wendt

Divulgação

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais.

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou nas últimas semanas

Título do artigo: A produção do podcast em um componente curricular no mestrado em ensino: uma atividade cativante e mobilizadora de conhecimentos pedagógicos / The production of the podcast in a curricular component in the master's degree in teaching: an engaging activity and mobilizer of pedagogical knowledge

Autoria: Angelita Santa Rosa Baldini, Rudimaria dos Santos e Paulo Henrique Vieira de Macedo

Revista científica: Brazilian Journal of Development

Do que trata a pesquisa científica: o estudo é um relato de experiência de três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no componente curricular Educação e Contemporaneidade, tendo como objetivo produzir o podcast em formato colaborativo pelos mestrandos em situações geográficas diferenciadas como critério de avaliação. A metodologia adotada foi a produção de uma mídia digital no formato podcast com duração de até cinco minutos, utilizando as tecnologias digitais: WhatsApp, Google Meet, Google Doc, endereço eletrônico (e-mail) e o Google Drive, o Anchor e o gravador de áudio de smartphones, produzindo um programa de rádio chamado “Nas ondas do ensino”. Durante a produção do podcast foram levados em consideração os seguintes critérios: contextualização com o momento atual do ensino brasileiro em meio à pandemia de covid-19; estabelecer relação com as discussões durante as aulas virtuais, por meio do Google Meet, com base no referencial teórico proposto para estudos, dando visibilidade à originalidade. Esse programa divulgou a experiência de uma professora, por meio de entrevista, compartilhando sua experiência ao desenvolver uma sequência didática para trabalhar as tradições e costumes religiosos (festa junina) na modalidade de ensino remoto. Este trabalho proporcionou uma vivência única de poder olhar para a mídia digital - podcast - como uma forma potente de divulgação de conteúdos para a sociedade em geral. Por isso, sugere-se que as instituições de ensino possam fazer uso mais frequente dessa mídia de comunicação, pois apresentou boa usabilidade para produção, divulgação, acesso e compartilhamento em várias redes sociais. Ser avaliado por meio de uma produção de um podcast foi cativante pelo fato de causar provocações e movimentações no âmago das experiências dos mestrandos, esfacelando as potencialidades como produtores de conhecimentos pedagógicos inovadores em meio às circunstâncias pandêmicas.

Vinculação: PPGEnsino

 

Título do artigo: Effect of mite biological control on the physicochemical properties and bioactive compounds profile in grapes of Merlot variety / Efeito do controle biológico de ácaros nas propriedades físico-químicas e perfil de compostos bioativos em uvas da variedade Merlot 

Autoria: Grasciele Tamara Kemerich, Liana Johann, Darliane Evangelho Silva, Noeli Juarez Ferla e Claucia Fernanda Volken de Souza

Revista científica: Phytoparasitica

Do que trata a pesquisa científica: a vinha é uma cultura favorável ao habitat dos ácaros fitófagos. Essas pragas se alimentam da seiva celular dos vegetais, causando danos às plantas. O objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente os efeitos do controle biológico aplicado de Panonychus ulmi (Koch) (Tetranychidae) utilizando Neoseiulus californicus (McGregor) (Phytoseiidae) sobre as propriedades físico-químicas e perfil de compostos bioativos em uvas da variedade Merlot, em uma única propriedade no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Os tratamentos foram conduzidos em três diferentes áreas do vinhedo: área atacada por P. ulmi (AP), área com P. ulmi controlada por N. californicus (APN) e uma terceira área sem presença de ácaros (AWM). As bagas do tratamento AP apresentaram menor dureza, com ambas as sondas de teste utilizadas (tipo linha de corte e tipo cilindro). As uvas do tratamento AWM apresentaram maior coloração vermelha no parâmetro “a”, tanto na casca quanto na polpa. O teor de açúcar não diferiu significativamente entre os frutos de videiras com presença de ácaros. Nas cascas de uva do tratamento AP, os teores de fenol total, flavonoides e antocianinas foram significativamente maiores, enquanto o teor de resveratrol foi menor. Comparado aos frutos de videiras sem ácaros (tratamento AWM), as uvas com tratamento biológico (APN) apresentaram teores significativamente maiores de açúcar, fenóis totais (polpa e casca), flavonoides (pele), antocianinas (pele) e antioxidantes (pele e polpa). Os resultados sugerem que o controle biológico aplicado com ácaros predadores aumenta a concentração de compostos fenólicos nos frutos, melhorando a qualidade nutricional das uvas.

Vinculação: PPGSAS

 

Título do artigo: Revisão sistemática da literatura sobre o uso de Learning Analytics no ensino de programação

Autoria: José Wilker Pereira Luz, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e Maria Claudete Schorr

Revista científica: Revista Novas Tecnologias na Educação

Do que trata a pesquisa científica: as técnicas de Learning Analytics (LA) são usadas numa variedade de níveis educacionais, com objetivos diferentes, o que permite descrever, diagnosticar, prever e prescrever a aprendizagem, especialmente no ensino superior. Para entender o uso de LA, analisaram-se, no artigo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os procedimentos de pesquisa e os resultados produzidos, que tratam da aplicação de LA no ensino de programação. Nesse sentido, definiram-se questões de pesquisa para compreender o seu impacto nos processos de ensino e de aprendizagem. Essas permitiram avaliar que as teorias de aprendizagem não foram utilizadas explicitamente, os processos metodológicos mais usados e como os dados são coletados e analisados. 

Vinculação: PPGECE

 

Título do artigo: A humanização da assistência em enfermagem no cuidado ao paciente: percepção dos enfermeiros de dois hospitais do interior do Estado do Rio Grande do Sul 

Autoria: Andrieli Franzon, Paula Michele Lohmann, Arlete Eli Kunz da Costa e Eliane Lavall 

Revista científica: Research, Society and Development

Do que trata a pesquisa científica: o termo humanização vem ganhando destaque na área da saúde, em especial na enfermagem, pois ela é quem passa a maior parte do tempo prestando assistência ao paciente. Sabendo da importância de fornecer um atendimento humanizado, percebe-se a necessidade de evidenciar como os enfermeiros significam a humanização e quais condutas aplicam em seu cotidiano. O objetivo do estudo é compreender como condutas humanizadas na assistência de enfermagem podem contribuir na melhora do paciente, na percepção de enfermeiros de dois hospitais no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foram entrevistados sete enfermeiros atuantes nos hospitais de dois pequenos municípios por meio de um instrumento elaborado pela pesquisadora. Os principais resultados demonstram que os enfermeiros conhecem e significam o termo humanização, de acordo com suas vivências e percepções cotidianas, além de empregarem condutas que consideram humanizadas no dia a dia. Apontam como fatores dificultantes sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, excesso de demanda e falta de profissionais, e acreditam que uma assistência humanizada pode sim contribuir na melhora do paciente. Concluiu-se que os profissionais se mostraram satisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado por eles, mas ainda poderiam ser feitas melhorias para os fatores apontados como dificultantes. Também é importante manter e oportunizar a educação permanente e constante em saúde, abrindo espaços para uma discussão sobre o que já é feito, e o que pode ser melhorado, para o bom funcionamento dos serviços.

Vinculação: Ciências da Vida

 

Título do artigo: Application of cellulosic materials as supports for single-step purification and immobilization of a recombinant β-galactosidase via cellulose-binding domain / Aplicação de materiais celulósicos como suportes para purificação e imobilização em uma única etapa de uma β-galactosidase recombinante via domínio de ligação à celulose 

Autoria: Adriano Gennaria, Renate Simon, Nathalia Denise de Moura Sperotto, Cristiano Valim Bizarro, Luiz Augusto Basso, Pablo Machado, Edilson Valmir Benvenutti, Gaby Renard, Jocelei Maria Chies, Giandra Volpato e Claucia Fernanda Volken de Souza 

Revista científica: International Journal of Biological Macromolecules 

Do que trata a pesquisa científica: o estudo teve como objetivo desenvolver processos de purificação e imobilização em uma única etapa em suportes celulósicos de β-galactosidase de Kluyveromyces sp. combinado com a tag de domínio de ligação à celulose (CBD). Após 15 minutos de imobilização, com carga enzimática de 150 U/gsuporte, os valores de atividade expressos atingiram 106,88 (celulose microcristalina), 115,03 (nanocelulose alcalina) e 108,47 IU/g (nanocelulose ácida). Os derivados produzidos foram menos sensíveis à presença de galactose em comparação com a enzima solúvel purificada. Entre os cátions avaliados (Na+, K+, Mg2+ e Ca2+), o magnésio proporcionou o maior aumento na atividade enzimática das β-galactosidases imobilizadas em suportes celulósicos. Suportes e derivados não apresentaram efeito citotóxico nas culturas celulares investigadas (HepG2 e Vero). Os derivados apresentaram alta estabilidade operacional na hidrólise da lactose do leite e retiveram de 53% a 64% de sua capacidade de hidrólise após 40 ciclos de reutilização. O estudo obteve biocatalisadores com características promissoras para aplicação na indústria alimentícia. Os biocatalisadores foram obtidos por meio de um bioprocesso sustentável de uma etapa de baixo custo de purificação e imobilização de uma β-galactosidase em celulose via CBD.

Vinculação: PPGBiotec

 

Título do artigo: A aprendizagem de Química em meio à pandemia de covid-19, período de 2021 / Chemistry learning in the midst of the Covid-19 pandemic, 2021 period

Autoria: Gabriela Caroline Kroth, Bianca Isabel Bender, Eduardo Augusto Schneider, Wolmar Alipio Severo Filho e Jane Herber 

Revista científica: Studies in Education Sciences 

Do que trata a pesquisa científica: o trabalho apresenta um estudo de caso realizado nas disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica e Fenômenos Químicos Aplicados, que ocorreram no semestre B de 2021 em uma universidade comunitária. As experiências relacionam-se com aulas teóricas e práticas no período da pandemia de covid-19, todas elas ministradas pelo mesmo professor. Optou-se por fazer uma descrição dos resultados dos questionamentos realizados aos estudantes em uma roda de conversa. Apresenta-se a descrição dos resultados e ao finalizar a pesquisa percebe-se que os estudantes identificaram algumas fragilidades, principalmente nas aulas práticas realizadas por meio de laboratórios virtuais de aprendizagem. Eles identificam que é uma ferramenta adequada, tratando-se da realidade de aulas remotas, mas entendem que as aulas práticas na modalidade presencial têm o seu devido valor, principalmente em se tratando de Química. 

Vinculação: PPGECE 

 

Título do artigo: Gamification and the teaching process: proposed questions to teaching Mathematics / Gamificação e o processo de ensino: questões propostas para o ensino de Matemática 

Autoria: Lucas Alves Lima, Francisco Jucivanio Félix de Sousa, Claudelí Mistura, Silvana Neumann Martins e José Claudio Del Pino 

Revista científica: Research, Society and Development

Do que trata a pesquisa científica: o estudo tem como objetivo discutir o processo de gamificação e suas contribuições para o ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com produções científicas publicadas entre os anos de 2015 e 2020, subsidiando a descrição e reflexão de tais estudos. Os resultados mostram que, diante de um público jovem inserido nas tecnologias digitais, em que os jogos representam um dos segmentos preferidos desse público, há necessidade de contribuições das práticas pedagógicas no ensino da matemática por meio do processo de gamificação, contemplando a realidade vivida por esses jovens hoje. Nesse sentido, a gamificação tem se mostrado cada vez mais eficaz e eficiente no ensino e aprendizagem da matemática para os jovens no contexto educacional. Portanto, destaca-se o quanto a gamificação contribui significativamente para o ensino da matemática, mas apresenta algumas dificuldades que ainda precisam ser enfrentadas pelos professores quando utilizada em sala de aula.

Vinculação: PPGECE 

 

Título do artigo: A new species and a new combination for the subfamily Cunaxinae (Acari: Cunaxidae) / Uma nova espécie e uma nova combinação para a subfamília Cunaxinae (Acari: Cunaxidae) 

Autoria: Wesley Borges Wurlitzer, Anderson de Azevedo Meira, Naiara Antonia Nunes Vinhas e Noeli Juarez Ferla

Revista científica: Systematic and Applied Acarology 

Do que trata a pesquisa científica: uma nova espécie de Cunaxidae, Cunaxa bagualensis Wurlitzer & Ferla sp. nov., é descrita e ilustrada com base em fêmeas e machos coletados no solo e serapilheira no bioma Mata Atlântica em um fragmento florestal rural no município de Mormaço, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Além disso, Armascirus livingstoni Laniecka & Kazmierski, 2021 é transferido para Dactyloscirus com base em algumas observações.

Vinculação: PPGSAS 

 

Título do artigo: Perfil epidemiológico dos acometidos por hanseníase em três Estados da região Nordeste do Brasil 

Autoria: Caroline Paula Marquetti, Jussara Alves Pinheiro Sommer, Eliane Fraga da Silveira, Nádia Teresinha Schröder e Eduardo Périco

Revista científica: Research, Society and Development 

Do que trata a pesquisa científica: o artigo objetiva descrever o perfil epidemiológico dos acometidos por hanseníase na região Nordeste do Brasil. Como método, é um estudo ecológico, descritivo, retrospectivo, construído a partir da análise de dados secundários sobre a hanseníase registrados na região Nordeste, no período de 2013 a 2017. Os dados foram obtidos do Sistema Informatizado de Dados das Notificações de Hanseníase (DATASUS) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A partir dos dados, foram calculadas a frequência absoluta, a taxa de incidência, a prevalência e a Taxa de Incremento Anual (TIA) (p ≤ 0,05). Como resultados, foram diagnosticados 180.019 casos novos de hanseníase no Brasil, e a região Nordeste apresentou 77.669 novos casos, representando 43,13% do total. Em relação ao perfil dos indivíduos acometidos, a maioria é do sexo masculino e com faixa etária entre 30 e 49 anos. A forma virchowiana foi a prevalente no Maranhão (55,8%); e a dimorfa, na Bahia (34,7%) e em Pernambuco (34,3%). Analisando a TIA, nos Estados da região Nordeste, observa-se estabilidade das taxas de prevalência em Pernambuco e na Bahia e declínio no Maranhão. Verificou-se que os três Estados analisados não atingiram as metas para redução de detecção de novos casos nem redução nos casos de Grau II. As variáveis sociodemográficas dos portadores apontam a manutenção de desigualdades socioeconômicas que impactam na qualidade de vida dos portadores. Essa investigação poderá contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da saúde da população afetada. Salienta-se a importância de outros estudos que aprofundem a investigação no Maranhão, que se mantém com números elevados da doença. 

Vinculação: PPGAD

 

Título do artigo: Mapping the worldwide knowledge of antimicrobial substances produced by Lactobacillus spp.: A bibliometric analysis / Mapeando o conhecimento mundial de substâncias antimicrobianas produzidas por Lactobacillus spp.: uma análise bibliométrica 

Autoria: Ana Paula Mörschbächer e Camille Eichelberger Granada

Revista científica: Biochemical Engineering Journal 

Do que trata a pesquisa científica: bactérias lácticas (LAB) do gênero Lactobacillus spp. podem produzir uma ampla gama de compostos antimicrobianos com alto potencial biotecnológico decorrente de seus efeitos benéficos na saúde humana e animal. O estudo visa a mapear a literatura científica mundial sobre “substâncias antimicrobianas produzidas por Lactobacillus spp.” por meio de uma análise bibliométrica e visualização de redes. Os dados relevantes foram coletados do banco de dados Scopus. Os principais parâmetros avaliados foram crescimento anual, distribuição geográfica, análise de citações e número de publicações por autor, país, instituição de pesquisa e periódico. A análise da rede foi realizada utilizando o software VOSviewer e as palavras-chave mais frequentes. O índice de Hirsch (h) foi utilizado para identificar o impacto da literatura científica. Foram 3.036 artigos publicados de 1967 até agora. O número total de citações desses artigos foi de 111.479, com média de 36,72 citações por artigo. O índice h foi de 142. O país mais produtivo foi os EUA, com 10,87% de todos os artigos. A Universidade de São Paulo, Brasil, foi a instituição mais produtiva (2,93% de todos os artigos publicados). Os dados obtidos mostram a relevância da análise bibliométrica na elucidação das tendências da literatura científica mundial. No geral, este estudo é útil como referência para pesquisas futuras.

Vinculação: PPGBiotec

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