Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e sobre a importância da sua conservação e das possibilidades de exploração sustentável, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com outras instituições, realizou entre a quarta-feira (3) e a sexta-feira (5) o I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil. Participaram cerca de 400 pessoas, entre estudantes e pesquisadores, de 18 estados brasileiros. O evento teve 135 trabalhos científicos aprovados.
O concurso
A Univates e a Comissão Organizadora do I Encontro realizaram, como parte da programação do evento, um Concurso de Ilustração Botânica e Fotografia, que teve como objetivo destacar produções artísticas sobre espécies vegetais nativas brasileiras. A Comissão Julgadora foi composta por três membros especialistas em Botânica e Ilustração Científica. Foram recebidos 34 trabalhos, entre fotografias amadoras ou profissionais e ilustrações, sem que essas tivessem, necessariamente, ser de origem acadêmica.
Encontro de Botânicos do Sul do Brasil
O evento é uma promoção da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), com organização dos membros da SBB Regional Sul, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A programação foi pautada em temas emergentes e em pesquisas em andamento e teve como objetivo abarcar todos os grupos biológicos estudados tradicionalmente pelos botânicos. Os temas atuais na área envolvem restauração ecológica e espécies exóticas invasoras, genética, conservação e bioprospecção de plantas, biodiversidade dos campos sulinos e seu grau de conservação. O Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil também discutiu o ensino de Botânica, contribuindo para melhorar a prática pedagógica de professores e estudantes de licenciatura.
Confira os trabalhos artísticos premiados por categoria
Ilustração botânica preto e branco