A pesquisa A memória emocional em pacientes com transtorno bipolar e transtornos depressivos e a relação com o funcionamento cognitivo e trauma na infância: um estudo de seguimento busca avaliar pontos como atenção, concentração e quociente de inteligência estimado (QI estimado) de pessoas com transtornos bipolar depressivos. Quem desenvolve o trabalho é a professora do Centro de Ciências da Vida Joana Bucker, sendo as atividades vinculadas ao curso de Medicina da Univates.
Nesta pesquisa é necessário grupos de controle, ou seja, avaliar pessoas sem as condições que estão sendo pesquisadas. Portanto, podem se voluntariar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos, que não tenham transtornos psiquiátricos e neurológicos nem histórico familiar desses transtornos.
O voluntário participa apenas uma vez, realizando consulta com duração de aproximadamente duas horas. Como a avaliação é para fins de pesquisa, a devolutiva com os resultados será feita pessoalmente, após alguns dias da aplicação, se for do desejo do voluntário. Não poderemos fornecer laudos com os resultados, explica a professora Joana.
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail neuropsicologia@univates.br para agendamento de entrevista.