O V Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates acontece entre 10 e 11 de junho. Sendo online, as atividades permitem a participação de interessados de todo o país. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.
O evento tem como proposta a integração da comunidade acadêmica da Univates e de outras Instituições de Ensino Superior envolvida na pós-graduação stricto sensu, na pesquisa e na extensão.
Durante a realização do Congresso, os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na Univates, em outras instituições do Brasil e de outros países, além de trocar e compartilhar experiências. Cerca de 280 trabalhos acadêmicos foram aprovados e serão apresentados ao longo dos dois dias.
As transmissões acontecerão por meio da plataforma Univates Ao Vivo, em www.univates.br/aovivo. A programação pode ser conferida clicando aqui. Palestrantes de diferentes partes do mundo estão confirmados.
As palestras
No dia 10 de junho, às 10h, a pesquisadora Raquel Piqué Huerta, da Universidade Autonoma de Barcelona, na Espanha, ministrará a primeira palestra, El Campus d'Arqueologia de la Draga (UAB). Un modelo de investigación y transferencia en arqueologia y patrimonio cultural. Raquel é arqueóloga, com pesquisas centradas nas sociedades de caçadores coletores e nas primeiras sociedades de agricultores.
Os usos tecnológicos das plantas, arqueobotânica e etnoarqueologia serão abordados na sequência pelo pesquisador Diego Bucci, da Universidade de Bolonha, na Itália, que atua na área de Fisiologia Veterinária e pesquisa sobre antioxidantes naturais na função, interação e conservação dos gametas de mamíferos, com foco nas espécies suínas e nas espécies equinas e caninas.
No dia 11 de junho, às 10h, Stefan Laufer, da Universität Tübingen, na Alemanha, é o convidado. O pesquisador é professor de Química Farmacêutica e membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), autor de mais de 350 publicações, membro do conselho editorial do Journal of Medicinal Chemistry e coordenador do Centro Interdisciplinar de Farmacogenômica e Pesquisa Farmacêutica (ICEPHA) na Universidade de Tübingen, onde também dirige o Centro Brasil (Brasilien-Zentrum), que estimula estudos binacionais entre o Brasil e a Alemanha.
Às 14h, também no dia 11, vai acontecer a palestra Extensão na Pandemia: desafios e ressignificações, ministrada por professores extensionistas da Univates.
A partir das 19h do dia 11 a pesquisadora Mellanie Fontes Dutra da Silva, pós-doutoranda em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs), é a convidada. Mellanie é organizadora do Pint of Science de Porto Alegre, que tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência. É idealizadora e coordenadora da Rede Análise Covid-19 e membro do grupo InfoVid e da União Pró-Vacina. Também é Guia da Equipe Halo da Organização das Nações Unidas (ONU) e membro da rede #TodosPelasVacinas. Foi uma das cinco principais vozes da ciência no Twitter, em 2020, conforme dados do IBPAD/SciencePulse.
A coordenadora do evento, professora doutora Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, explica que este é um momento especial para os bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e de Inovação, bem como os de Extensão, mostrarem aos pesquisadores, colegas e outros interessados o que desenvolveram em suas pesquisas.
Para alunos da pós-graduação, é uma oportunidade de compartilhar seus projetos de mestrado ou de doutorado com a comunidade acadêmica antes da conclusão do curso, ou de divulgar os resultados obtidos depois da defesa. Em ambos os casos, ocorre a disseminação do conhecimento, o que contempla a missão da nossa Universidade, revela a docente.
Em caso de dúvidas sobre o evento, o setor de Cultura e Eventos da Univates permanece à disposição por meio do telefone (51) 3714-7000, ramal 5943, ou e-mail congressointernacional@univates.br. Mais informações também podem ser acessadas na página do evento, em www.univates.br/eventos.