A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Propesq, recebe inscrições para interessados em participar do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes.
São disponibilizadas três bolsas destinadas para os Programas de Pós-Graduação PPGs com doutorado da Univates, preferencialmente uma para cada PPG: Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento PPGAD, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia PPGBiotec e Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEnsino.
O edital tem como objetivo selecionar três bolsistas para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior. Desta forma os estudantes de doutorado da Univates têm a possibilidade de participar de um programa de doutorado sanduíche no exterior, como forma de complementar seus estudos em instituições internacionais de excelência.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail propesq@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5861 ou 5612.
As inscrições permanecem abertas até 5 de março de 2021. A inscrição acontece por meio do Sistema de Inscrições da Universidade, em www.sistemas.univates.br/inscricoes/portal.
O edital da Propesq pode ser consultado por meio deste link, em www.univates.br/editais. O edital da Capes está disponível aqui.
Para se inscrever
No ato da inscrição, o interessado deve anexar os documentos relacionados abaixo.
a) Curriculum Vitae atualizado, extraído da plataforma Lattes; b) carta do orientador brasileiro, devidamente datada e assinada e em papel timbrado da Univates, com a previsão de defesa da tese, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico-científica com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas; c) carta de aceite definitivo da instituição estrangeira, devidamente datada e assinada pelo coorientador no exterior, em papel timbrado da instituição, aprovando o plano de pesquisa com a identificação do título do projeto e informando o mês e o ano de início e término da bolsa no exterior, de forma a ser compatível com o prazo definido pela Univates; d) dados do procurador no Brasil, conforme item 8.3, subitem XII, do Edital n.º 19/2020 do PDSE; e) comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino, ou de acordo com as exigências do Anexo III do Edital n.º 19/2020 do PDSE; f) cópia da Carteira de Identidade ou passaporte, caso seja estrangeiro; g) plano de estudos, em português, com no máximo 15 (quinze) páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. O plano de estudos deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT.