O primeiro diplomado no Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates defendeu a dissertação Semeando ideias empreendedoras no Polígono da Seca: um estudo sobre as repercussões do ensino desenvolvido no curso de Enfermagem da UniAGES na última terça-feira, dia 22. Trata-se de Mirelton Souza Santos, que analisou o impacto do ensino norteado por metodologias ativas para o fomento de competências empreendedoras em egressos do curso de Enfermagem do Centro Universitário AGES (UniAGES). O trabalho foi orientado pela professora Silvana Neumann Martins, e a banca foi composta pelos doutores Rogério José Schuck, Marli Teresinha Quartieri e Claudete Moreschi.
Conforme Santos, a ideia foi compreender como a metodologia de ensino que coloca o estudante em papel ativo e como protagonista do seu aprendizado poderia contribuir para a inserção dos profissionais no mercado de trabalho e como alternativa à problemática de empregabilidade entre egressos do curso de Enfermagem. Essa é uma situação que pode ser verificada em cidades interioranas, como a região semiárida da Bahia, onde o desenvolvimento do setor de saúde é limitado, o que é reflexo da escassez de recursos de um território castigado pela seca, afirma.
Com abordagem qualitativa e por meio de entrevistas, Santos analisou como as metodologias ativas impactaram na realização de ações empreendedoras dos egressos, e a maneira como o ensino ofertado pela instituição UniAGES reúne diretrizes metodológicas e filosóficas que preconizam o empreendedorismo. O estudo também permitiu refletir sobre a relevância do empreendedorismo como uma possível solução para a escassez de empregos na região, analisa o mestre. A coordenadora do PPGEnsino, Ieda Maria Giongo, comemora a primeira defesa.
O Minter é realizado desde 2018, em uma parceria entre a Univates e o Centro Universitário AGES, na cidade de Paripiranga, na Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br.
Uma experiência gratificante
Para Mirelton, o Mestrado Interinstitucional do PPGEnsino aprimorou sua prática docente. Por meio das disciplinas foi possível conhecer um universo de possibilidades, como métodos, recursos, estratégias e tecnologias aplicadas ao ensino que são fundamentais para o exercício da profissão docente, analisa ele. Santos destaca que o Minter despertou seu olhar para a pesquisa científica, o anseio de investigar os problemas locais e por meio do ensino solucionar esses dilemas.
Foi muito gratificante cursar o Minter. O sucesso do programa se deve ao empenho e à qualidade educacional das instituições Univates e UniAGES. A parceria rendeu um mestrado acadêmico com qualidade. Agradeço aos professores que compartilharam suas experiências e saberes aqui no Nordeste. Em meio a esse novo mundo em que estamos vivendo, é válido refletir que programas como o Minter aproximam culturas, saberes e principalmente fazem nascer novos saberes para a sociedade, finaliza Santos.
Como funciona o Minter em Ensino?
Os professores do Minter são os mesmos que realizam atividades na Univates, o que garante que a qualidade do Programa de Pós-Graduação estará assegurada. Para as aulas, eles se deslocaram para a AGES para ministrar as disciplinas, cuja carga horária foi concentrada na primeira semana de cada mês, de outubro de 2018 a setembro de 2019. Desde essa data os mestrandos desenvolveram pesquisas com orientações periódicas por videoconferência.
Ieda explica que o maior impacto da realização das atividades do PPGEnsino na Bahia será em relação ao estudo das realidades escolares locais e à proposição de novas teorias e métodos que expliquem ou resolvam os objetos de investigação.