As associações científicas reúnem pesquisadores de uma determinada área e estimulam a produção e divulgação científica. No caso da área de reprodução animal, a Associação de Andrologia Animal Aplicada (AAAA) é a entidade internacional que congrega pesquisadores e profissionais vinculados a empresas do setor. Em eleição recente, o professor Ivan Bustamante Filho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e ao curso de Ciências Biológicas da Univates, foi eleito membro da diretoria da AAAA.
Conforme Bustamante Filho, as sociedades científicas têm papel fundamental no apoio à pesquisa e no posicionamento sobre condutas pertinentes à sociedade, sempre com base científica. Uma organização como a Associação de Andrologia Animal Aplicada tem um papel muito importante para a geração e circulação de conhecimento, que irá resultar em condutas e boas práticas adotadas por produtores de animais, como, por exemplo, novos protocolos para criopreservação de sêmen de animais de interesse produtivo e espécies em risco de extinção, explica. Outra atribuição da AAAA é a organização de um evento bienal da associação, focado em palestras e cursos de atualização no que há de mais moderno na andrologia animal.
Bustamante Filho ressalta ainda que a participação de professores da Univates em cargos de direção de sociedades científicas nacionais e internacionais demonstra o destaque que os pesquisadores têm em suas áreas de atuação. Além de membro da AAAA, o docente é atualmente o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Também vinculado ao PPGBiotec, o pesquisador Raul Sperotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Agrárias (Região Sul) para o período 2020-2024.