Isabel Pavan
A Univates recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 13, estudantes, pesquisadores e professores de graduação e pós-graduação de diferentes universidades durante o Fórum Nacional Itinerante - Arquivo, Pesquisa e Docência. Em sua primeira edição, o evento pretende dar visibilidade às pesquisas que vêm sendo realizadas sobre a noção de arquivo nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação e Ensino brasileiros. As atividades foram organizadas por grupos de pesquisa dos PPGs em Ensino (PPGEnsino) da Univates e em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/Ufrgs) e da Universidade de São Paulo (PPGEDU/USP).
A primeira palestra do dia, intitulada Poéticas de arquivo, foi ministrada por professores da Ufrgs e da USP. As atividades da programação buscam estudar, debater e problematizar os conceitos de arquivo na interlocução com a pesquisa e a docência. Segundo a professora doutora da Ufrgs Sandra Mara Corazza, a finalidade de o evento ser itinerante é pode levar estudantes e professores de uma universidade para a outra.
Isabel Pavan
Sobre a importância das atividades para os estudantes, a professora comenta que, em sua linha de pesquisa, graduação e pós-graduação não têm diferenciação rígida. Tanto que nossos eventos e seminários são sempre abertos, e hoje estudantes de ambas modalidades vieram para a Univates, explica. Para Sandra, essa conciliação faz parte da formação do professor.
Ao longo do dia ainda serão realizadas outras palestras, oficinas de experimentação e rodas de conversa envolvendo professores, pesquisadores, estudantes e bolsistas. O Fórum Nacional Itinerante - Arquivo, Pesquisa e Docência é um evento de caráter interinstitucional e será realizado a cada ano em uma das três universidades envolvidas.