Divulgação
Docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Ivan Cunha Bustamante Filho tornou-se vice-presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA). A cerimônia de posse aconteceu durante o XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, ocorrido em maio deste ano na cidade serrana de Gramado. O professor participou do evento acompanhado de uma graduanda da Instituição, que teve suas pesquisas acadêmicas premiadas, de uma mestranda e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Na ocasião, Bustamente palestrou sobre o papel de análises proteômicas na andrologia animal.
Bustamante Filho conta que, em 2015, seu nome foi indicado para compor a Diretoria do Colégio. Na composição da chapa, buscaram pessoas do Sul do país. Minha trajetória como profissional e pesquisador na área de reprodução animal foi valorizada, mesmo eu não trabalhando em uma universidade que oferte o curso de Medicina Veterinária.
Na Univates o docente atua no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no PPGBiotec e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). Há seis anos ele vem desenvolvendo pesquisas com biotecnologias aplicadas aos campos da reprodução humana e animal e da ecotoxicologia reprodutiva. O professor realiza estudos sobre assuntos diversos.
O fato de ter sido eleito para dois cargos do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal deixa Bustamante Filho agradecido. É um reconhecimento do meu trabalho como pesquisador. Frequento os eventos do Colégio desde a época em que cursava a faculdade de Medicina Veterinária. Depois, como pós-graduando, participei de congressos, apresentando trabalhos no formato de pôsteres, relembra.
O professor afirma que sua conquista reflete a excelência do corpo acadêmico da Univates. A indicação de docentes para cargos em sociedades científicas mostra a qualidade dos educadores aqui da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Nossa atuação nessas sociedades nos coloca no mapa, nos torna reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos, salienta.
Saiba mais sobre o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal
O Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) foi fundado em 23 de agosto de 1974, na cidade mineira de Belo Horizonte. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega profissionais de diversas profissões, atuantes nas áreas de reprodução animal básica ou aplicada.
O CBRA promove o ensino, a pesquisa, a execução e a divulgação de atividades ligadas a todos os ramos da reprodução animal. Para tanto, atua em duas frentes: na organização de eventos como o Congresso Brasileiro de Reprodução Animal e o International Symposium on Animal Biology of Reproduction e na publicação das revistas científicas Animal Reproduction e Revista Brasileira de Reprodução Animal.
PPGBiotec recebe inscrições em fluxo contínuo
Ana Amélia Ritt
O mestrado e o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições por meio do edital de fluxo contínuo.
De acordo com a coordenadora interina do PPGBiotec, professora Márcia Goettert, essa opção permite aos candidatos iniciarem o curso ainda em 2019. As aulas são oferecidas no regime presencial e regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no período de abril a dezembro de cada ano.
As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto pelo site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo.
O PPGBiotec concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.
Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgbiotec ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.