Nicole Morás
Depois de apresentarem suas pesquisas no dia 5 de outubro, os Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates receberam nesta sexta-feira, 23, professores e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIM) da Ulbra para o Seminário de Pesquisa Ulbra/Univates.
O evento teve como objetivo discutir e refletir sobre as pesquisas em andamento nos programas das duas universidades. Conforme a professora e coordenadora do PPGECE, Marli Teresinha Quartieri, participar desse tipo de atividade traz um olhar diferente sobre cada trabalho desenvolvido, devido à troca de experiências.
Nicole Morás
Para a doutoranda Magale Pereira, a troca enriquece os trabalhos. Quando apresentamos nossa pesquisa para outros PPGs, diferentes professores colaboraram, as perguntas que surgem são críticas construtivas que acrescentam no nosso trabalho. Além disso, sentimos o aconchego de ver que realmente nós, enquanto Programas de Pós-Graduação, estamos pensando de forma conjunta a mudança na educação para questões como a contextualização dos conteúdos de acordo com as diferentes realidades, uso das tecnologias e demais áreas de pesquisa, analisa.
Confira as pesquisas apresentadas
-
- Formação inicial de professores para Alfabetização Científica no ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica com enfoque no profissional reflexivo - doutoranda Magale Pereira
-
- Utilização de Ueps para o ensino do modelo de átomo de Bohr com estudantes do Ensino Fundamental - mestranda Savana dos Anjos Freitas
-
- Proposta de trabalho interdisciplinar entre Ciências e Matemática a partir da Temática Saúde: Consumo de Alimentos Industrializados - mestrando Marcos Celso Batista Klaus
-
- Concepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Canoas sobre a Base Nacional Comum Curricular - doutoranda Greyce dos Santos Rodrigues
-
- Estudo da temática alimentação humana em uma perspectiva multidimensional: uma investigação com alunos do Ensino Fundamental - doutoranda Camila Maria Bandeira Scheuemann
-
- Contribuição da utilização de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA) para o ensino de Geometria Espacial - doutoranda Danielle dos Santos Rodrigues
-
- Metodologia de projetos como estratégia para o desenvolvimento integral do aluno - Simara Rodrigues Gheno
-
- Investigando os drivers e representações mentais presentes nas interpretações privadas de estudantes de Mecânica Quântica - Robson Trevisan