Programa de bolsas incentiva pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico

Postado as 2018-10-04 17:08:17

Por Redação

Programa Bolsas de Verão (PBV), promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), visa estimular jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. Os estudantes selecionados serão orientados, de modo individualizado, por um pesquisador e/ou tecnólogo qualificado de um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM. A missão do estudante é desenvolver um projeto proposto pelo orientador e apresentar resultados em formas de comunicação oral (seminários), comunicação escrita resumida e comunicação escrita em forma de relatório final de pesquisa. O Programa ocorrerá entre 8 de janeiro e 1º de março de 2019, no campus do CNPEM, em Campinas-SP.

Ana Amélia Ritt

Estudantes de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Biológicas e da Saúde, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.

Os pretendentes ao Programa devem ter excelente rendimento acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar das disciplinas já cursadas, e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.

Somente serão aceitas candidaturas de estudantes que, no ato da inscrição, comprovem estar matriculados em terceiro, quarto, quinto ou sexto semestre do curso (ou seus equivalentes, em sistemas de instituições que usam como referência anualidade, trimestralidade ou quadrimestralidade).

Para alunos de cursos que têm duração de três anos, somente serão aceitas candidaturas dos matriculados em terceiro ou quarto semestre. Mais informações aqui.

Benefícios

1. 1. Passagem desde o local de residência para Campinas, São Paulo, Brasil e retorno ao local de residência;
  2. 2. Hospedagem em instalações tipo pousada, hostel ou residência universitária, em Campinas;
  3. 3. Almoço no Refeitório do CNPEM;
  4. 4. Traslado diário entre o local de hospedagem e o campus do CNPEM e retorno ao local de hospedagem;
  5. 5. Ajuda financeira, em moeda do Brasil (real), em valor a ser definido quando do início do Programa;
  6. 6. Acesso a seminários e palestras no CNPEM;
  7. 7. Orientação individualizada feita por Pesquisador e/ou Tecnólogo do quadro interno em um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM;
  8. 8. Apoio e acompanhamento psicológico e pedagógico durante o período de realização do 28º PBV;
  9. 9. Cobertura de seguro de assistência médica.

Os candidatos devem preencher o Formulário de Inscrição. Para mais informações, os candidatos devem consultar a seção Inscrições de Candidatos.