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Com foco na etnomatemática, a professora da Univates Ieda Maria Giongo realiza estudo na Universidade de Pisa, na Itália, sobre o ensino de Geometria nos anos iniciais. A pesquisa é realizada por meio de um programa de Estágio Sênior, sob orientação do professor italiano Franco Favilli (foto), e dá continuidade ao estudo realizado nos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).
Até dezembro Ieda visitará turmas de duas escolas públicas que correspondem, no Brasil, aos 4º e 5º anos. As turmas são multiculturais, então não são apenas estudantes italianos, mas também chineses e africanos, por exemplo, conta. Segundo ela, a pesquisa realizada no país segue a mesma linha teórico-metodológica da que está sendo efetivada em escolas da rede pública de Estrela, realizada por meio de um convênio com a Secretaria Municipal.
Para a investigação, a professora iniciou estudando a base nacional comum curricular de ambos os países, além de analisar artigos. A seguir estão programadas atividades com professores e estudantes das escolas italianas. Muitas vezes o campo da etnomatemática é visto como muito teórico. Mostrar que em diferentes países se faz práticas com esse referencial teórico-metodológico pode fomentar a efetivação delas no Brasil, destaca ao contar que seu trabalho é voltado à geometria espacial.
O estudo em questão está vinculado ao projeto de Produtividade em Pesquisa da professora Ieda, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com parceiros nacionais e internacionais. Quem também integra a pesquisa na Univates são as professoras Márcia Rehfelt, Marli Quartieri e Sônia Gonzatti.