O dia 13 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial do TDAH - o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para marcar a data, o projeto de pesquisa Aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais: implicações para as doenças multifatoriais, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, promoveu a palestra TDAH e seu impacto: da pesquisa à clínica.
Divulgação
Durante o evento, o mestrando Fernando Neves, que é psiquiatra, fez uma breve palestra abordando os aspectos clínicos do transtorno, como os sintomas, diagnóstico e possibilidades de tratamento. Já a professora do PPGBiotec Verônica Contini abordou o avanço das pesquisas e as causas neurobiológicas do transtorno.
Divulgação
De acordo com Verônica (foto), a ideia foi aproveitar esse momento para falar sobre o assunto, discutir ideias e desmitificar o transtorno e o seu tratamento. Após as explanações, foi aberto o debate entre os participantes, que eram professores de ensino fundamental, profissionais da saúde, alunos de cursos de graduação e pós-graduandos do PPGBiotec.
Conforme o mestrando Alexandre Martins, que idealizou a atividade, o TDAH é temática de alguns estudos pesquisas do grupo do projeto de pesquisa. O evento teve o apoio da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.
Inscrições abertas para o PPGBiotec
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia está com inscrições abertas para vagas remanescentes de mestrado e doutorado. Com o edital de fluxo contínuo o aluno pode entrar no curso ainda neste ano. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto pelo site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. O PPGBiotec concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-Organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.