Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Internacionalização, Pesquisa

PPGEnsino marca presença em eventos na Colômbia

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

Colômbia é destino dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari neste mês de julho. A coordenadora do Programa, doutora Ieda Maria Giongo, participa de dois eventos com os objetivos de compartilhar o conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas na Univates e conhecer estudos de instituições estrangeiras que tangenciam temáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. Os dois eventos são realizados na cidade de Medellín.

Ieda participa do 6º Congresso Internacional de Etnomatemática, realizado na Universidade de Antioquia, que possibilita o diálogos de saberes etnomatemáticos entre distintas comunidades locais, nacionais e internacionais com o intuito de problematizar o desenvolvimento de investigações neste campo que propiciam a diversidade de saberes para a paz. Nesse evento, a professora apresenta três trabalhos: Mundo do trabalho e mundo da escola: análise da relação educação-trabalho; Etnomatemática e formação continuada de professores: possibilidades de integração Escola-Universidade; e Etnomatemática en las escuelas: tres acciones pedagógicas en Brasil y Colombia, realizado em coautoria com o professor colombiano Armando Aroca Araújo, com o qual a pesquisa que Ieda coordena tem parceria. Ela também coordena um grupo de trabalho, junto a dois professores estrangeiros.

Ieda também participou da 32ª Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa (Relme), que ocorre na Universidade de Medellín. Segundo Ieda, esse é um encontro que promove a investigação e o intercâmbio de experiências vinculadas à matemática educativa, com ênfase em propostas teórico-metodológicas. “Tem o propósito de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos diversos níveis de ensino”, acrescenta. Nesse evento, Ieda apresenta dois trabalhos, uma comunicação científica intitulada Formação de professores para ensinar álgebra nos anos iniciais e um relato de experiências chamado Observatório da Educação: possibilidades de formação continuada para professores de matemática.

Todos os trabalhos apresentados estão vinculados à pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior, em desenvolvimento na Univates, vinculada aos PPGS Ensino e PPEG em Ensino de Ciências Exatas,  que conta com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscrições abertas

O PPG em Ensino (PPGEnsino) busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois, se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar