Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Internacionalização, Pesquisa

Pesquisadora colombiana participa de atividades no PPGEnsino

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

Até a próxima sexta-feira, dia 22, a Universidade do Vale do Taquari recebe a pesquisadora colombiana Nidia Yaneth Torres Merchan, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Doutora em Didáticas Específicas: Ciências Experimentais pela Universidade de Valência, da Espanha, a professora participa de quatro reuniões de grupos de pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

Nicole Morás

Pela primeira vez na Univates, Nidia está conhecendo as linhas de pesquisa e os projetos realizados na Instituição. “Pelo que tenho visto, acredito que podemos trabalhar muito em conjunto. A pesquisa na Univates é voltada ao ensino de ciências exatas com ênfase em inovações pedagógicas e eu trabalho com a parte didática, então há pontos de convergência”, afirmou Nidia.

A pesquisadora acredita que possa haver um salto de conhecimento no ensino de ciências exatas ou naturais quando se olha também para a dimensão sociológica. “Procuramos olhar o conhecimento de outra forma, a partir da transdisciplinaridade. As ciências naturais são bastante específicas e, geralmente, não consideram as dimensões sociais e políticas. Porém sem esse olhar o conhecimento não se sustenta. Um exemplo é a educação ambiental, que tem as questões específicas das ciências naturais e também precisa considerar seu entorno”, exemplificou Nidia.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, a participação da pesquisadora colombiana nas atividades do PPGEnsino é importante, pois possibilita a troca de experiências, a socialização de conhecimentos e resultados de pesquisas, além de abrir portas para fortalecer parcerias com diferentes grupos de pesquisa.

Nicole Morás

Nidia também participa de reuniões sobre internacionalização com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da discussão de trabalhos de pós-graduação. Na manhã da próxima quinta-feira, dia 21, ela, o doutor Jorge Hernán Valdés Anabalon, da Universidad Mayor, do Chile, e a doutora Simone Stülp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e da Univates, proferem a palestra “A pesquisa científica na América do Sul”. A atividade integra a programação do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento.

Saiba mais

Na UPTC, Nidia realiza a pesquisa “O ensino das ciências sociais e das ciências naturais na construção do sujeito social”, que tem com objetivos identificar os efeitos socioculturais da divisão das ciências sociais e naturais na configuração do sujeito social e determinar as possibilidade da transdisciplinaridade entre as ciências sociais e as ciências naturais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar