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Pesquisa

Pesquisas da Univates recebem financiamento da Fapergs

Por Nicole Morás

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Elise Bozzetto

A Universidade do Vale do Taquari teve 12 projetos de pesquisa aprovados para receber financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs): quatro são relativos ao edital do Auxílio Recém-Doutor e outros oito relacionados ao edital Pesquisador Gaúcho, ambos de 2017. O repasse das verbas teve início neste mês e o valor total investido deve ultrapassar R$ 200 mil.

O edital de Auxílio Recém-Doutor visa a apoiar projetos de pesquisa de recém-doutores cuja titulação tenha sido obtida a partir de 1º/03/2013, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação em instituições de ensino públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Já o edital Pesquisador Gaúcho tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.

A Instituição esteve entre as que mais submeteram projetos aos editais da Fapergs em 2017. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, o fato de a Instituição ter um número tão expressivo de projetos submetidos aos editais da Fapergs demonstra a relevância que os pesquisadores percebem em conseguir um incremento financeiro para o desenvolvimento das suas pesquisas. “Percebe-se que esse crescimento é também resultado do investimento que a Univates faz em pesquisa por acreditar no diferencial que esta proporciona para o desenvolvimento científico e tecnológico da região ou país”, acredita.

Confira os projetos contemplados:

Auxílio Recém-Doutor

Projeto: Estruturação e análise de índice de sustentabilidade em indústrias moveleiras de micro e pequeno porte
Pesquisador: Alexandre André Feil
Valor: R$ 16.500,00
Objetivo: Identificar o conjunto de indicadores e a estrutura de um índice para a mensuração simples e rápida do nível de sustentabilidade em micro e pequenas empresas moveleiras do polo de Bento Gonçalves/RS.

Projeto: Projeto: Impactos do Pibid no desenvolvimento profissional docente no RS
Pesquisadora: Cristiane Antonia Hauschild
Valor: R$ 16.700,00
Objetivo: Investigar as contribuições do Pibid no desenvolvimento profissional docente para cada uma das duas categorias de sujeitos envolvidos, professores e bolsistas de iniciação à docência, no estado do RS.

Projeto: Um click na leitura: objetos digitais de aprendizagem para o aprimoramento da compreensão leitora
Pesquisadora: Kári Lúcia Forneck
Valor: R$ 16.450,00
Objetivo: Contribuir para os estudos sobre o processamento cognitivo da leitura na Educação Básica, a partir da interação com objetos digitais de aprendizagem, considerando seu impacto na compreensão e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas de leitura.

Projeto: Inclusão escolar: um itinerário de formação docente
Pesquisadora: Morgana Domenica Hattge
Valor: R$ 9.900,00
Objetivo: Entendendo a importância da formação do professor para que se efetivem práticas mais inclusivas nas escolas, este estudo pretende contribuir com a formação docente, instigando a reflexão, análise e ressignificação de discursos acerca da temática da inclusão escolar. Para isso, visa a se constituir como uma estratégia de formação a serviço dos professores e equipe gestora das escolas envolvidas no estudo. Por meio da realização de oficinas de formação, organização de grupos focais, produção de um livro e da organização de um seminário de estudos ao final da pesquisa, busca-se oferecer às escolas participantes um itinerário formativo durante os dois anos de realização do estudo.

Pesquisador Gaúcho

Pesquisa: Os espaços não formais de ensino (institucionalizados e não institucionalizados) e a alfabetização científica no ensino fundamental
Pesquisadora: Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Valor: R$ 20.000,00
Objetivo: Problematizar como professores e alunos das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas parceiras do estudo têm percebido e utilizado os espaços não formais de ensino disponíveis (institucionalizados e não institucionalizados) no ensino de Ciências, considerando a alfabetização científica dos alunos. A proposta se insere no projeto de pesquisa “Princípio da Investigação e Pedagogia Empreendedora”, ligado aos PPG em Ensino e PPG em Ensino de Ciências Exatas.

Pesquisa: Aprender e ensinar em meio a práticas curriculares educativas e artísticas
Pesquisadora: Angélica Vier Munhoz
Valor: R$ 10.000,00
Objetivo: A partir de autores da Filosofia da diferença, tais como Deleuze e Guattari, Foucault, Nietzsche, entre outros, o projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os processos de ensinar e aprender, produzidos por práticas educativas e artísticas, em espaços escolares e não escolares. Para tanto, toma como campo de investigação dois espaços de arte: a Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre/RS) e o Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro/RJ), e dois espaços escolares - Escola Municipal Porto Novo (Lajeado/RS) e Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Ilópolis/RS) - com os quais o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), existente desde 2013, possui parceria.

Pesquisa: Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade nos livros didáticos e na formação inicial de professores de Química
Pesquisadora: Eniz Conceição Oliveira
Valor: R$ 8.000,00
Resumo: O objetivo geral do estudo é investigar a relação existente entre a proposta curricular presente nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2015/2017) com os recentes documentos oficiais que norteiam os currículos do Ensino Médio e dos cursos de formação inicial de professores de Química, na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pesquisa: TransformAÇÕES: a busca por espaços formativos que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química
Pesquisador: José Cláudio Del Pino
Valor: R$ 30.150,00
Resumo: Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química. Para tal, propõe-se analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química.

Pesquisa: Identidades étnicas em espaços territoriais da bacia hidrográfica Taquari-Antas/Rio Grande do Sul
Pesquisador: Luís Fernando da Silva Laroque
Valor: R$ 25.774,20
Resumo: A pesquisa, tomando como recorte espacial territórios da bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências, visa a estudar e aprofundar questões de caráter histórico, cultural e ambiental, para visualização de um cenário identitário na região, considerando as ocupações indígenas Kaingang, de colonizadores portugueses, espanhóis e escravos negros, imigrantes europeus e descendentes de açorianos, alemães e italianos. O objetivo geral da proposta consiste em analisar ocupações, dinâmicas de movimentações e desdobramentos socioambientais envolvendo identidades indígenas, de europeus e seus descendentes localizadas em territórios da bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências no decorrer do processo histórico.

Pesquisa: Produção de materiais curriculares educativos: uma possibilidade para desenvolver o pensamento algébrico e geométrico nos Anos Iniciais
Pesquisadora: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Valor: R$ 30.000,00
Resumo: O ensino de álgebra e geometria tem sido pouco explorado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que pode acarretar lacunas na formação do pensamento algébrico em anos posteriores. Considerando esse contexto, este projeto de pesquisa tem por objetivo central investigar os resultados oriundos do desenvolvimento e produção de materiais educativos para o ensino de álgebra e geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Investigação Matemática.

Pesquisa: Análise proteômica e de mudanças pós-traducionais em plantas de arroz resistentes e sensíveis à infestação do ácaro Schyzotetranychus oryzae (Acari: Tetranychidae)
Pesquisador: Raul Antonio Sperotto
Valor: R$ 25.800,00
Objetivo: O objetivo deste trabalho é elucidar os mecanismos de resistência e sensibilidade em cultivares de arroz resistentes e sensíveis à infestação do ácaro fitófago Schizotetranychus oryzae, investigando quais proteínas e modificações pós-traducionais estão envolvidas nas respostas das plantas.

Pesquisa: Potencializar a compreensão leitora na sala de aula do Ensino Fundamental: possibilidades a partir do desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e do uso de objetos virtuais de aprendizagem
Pesquisadora: Silvana Neumann Martins
Valor: R$ 10.000,00
Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é averiguar como a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento podem potencializar a compreensão leitora nos anos finais do Ensino Fundamental.

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