Pensar em ensino e aprendizagens implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir processos educacionais, acarretando impacto no campo científico e tecnológico de um país. É com esse olhar que o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates chega ao seu sexto ano de atividades.
Tuane Eggers
Neste período, a produção de conhecimento pelos mestres egressos contemplou, dentre outras, questões como a formação de professores indígenas, metodologias para o ensino de surdos, processos de ensino na infância e tecnologias em sala de aula.
Em 2017 foram defendidas 14 dissertações que abordam desde questões voltadas à Educação Infantil até a aprendizagem em espaços não formais. De acordo com a coordenadora Ieda Maria Giongo, as temáticas estão em consonância com as linhas de pesquisa, que são: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; e Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Confira as dissertações defendidas:
Adriana de Oliveira Pretto - Entre-infâncias: movimentos nômades no espaço - tempo do recreio infantil - Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz;
Rosane Pereira da Silva - O ensino de geociências na Educação Básica: uma análise de planos de estudos de uma rede municipal de ensino - Orientador Dr. André Jasper;
Daiane Horn - A prática reflexiva de uma professora e a sua docência junto aos bebês e às crianças pequenas - Orientadora Dra. Jacqueline Silva da Silva;
Ana Paula Dick - Aprender Experimentando no contexto da Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais - Orientadora Dra. Maria Madalena Dullius;
Marinalva da Silva Ferreira - Potencialidades e limites para o desenvolvimento de situações de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ciclo de Alfabetização - Orientadora Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt;
Daniela Diesel - Ação docente na contemporaneidade: o que pensam os adolescentes? - Orientadora Dra. Suzana Feldens Schwertner;
Kelly Cristina Freitas Trindade Boldrini - As potencialidades dos aplicativos Whatsapp e IMO para a comunicação de grupo de surdos em espaços informais de aprendizagens - Orientadora Dra. Ieda Maria Giongo;
Fernanda Luzia de Almeida Miranda - A formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à Educação Profissional do IFMT - Campus Barra do Garça - e as demandas da Educação Inclusiva - Orientador Dr. José Claudio Del Pino;
Alda Leila Santos Baldez - Um olhar sobre as estratégias de ensino à luz do método ativo: possibilidades de (re)significação da prática docente no Ensino Fundamental - Orientadora Dra. Silvana Neumann Martins;
Neuza Ricardo Rodrigues - O Programa Prodocência e as contribuições para o ensino da formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/MT - Orientadora Dra. Jacqueline Silva da Silva;
Maria Alice Cadete Silva Lisboa - Epistemologias que orientam processos de ensino e de aprendizagem no Curso Técnico em Agropecuária do Programa de Integração da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do IFMA/Campus São Luís - Maracanã - Dr. Rogério José Schuck;
Michele Roos Marchesan - Programa Profuncionário: repercussões nas trajetórias profissionais de egressas - Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora);
Fabrício Hartmann Borba - O software Visualg como recurso didático no ensino da lógica de programação - Dra. Miriam Ines Marchi (orientadora);
Katiane Vargens Oliveira - Aprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino: um estudo de caso em uma associação da região amazônica - Dra. Neli Teresinha Galarce Machado.