Professor conclui doutorado sobre melhoria na eficiência de PaCOS

Postado em 21/12/2017 14h53min e atualizado em 21/12/2017 15h00min

Por Nicole Morás

Ana Amélia Ritt

A pesquisa científica pode não só descobrir novas alternativas de energias limpas, como também potencializar aquelas já existentes. É nessa linha que o professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates Diego Pereira Tarragó realizou a tese “Processo de Combustão de Solução Aspergida (CSA) para obtenção de eletrodos para SOFC”.

Na pesquisa, Tarragó buscou alternativas de produção que possibilitem a utilização de Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (PaCOS ou SOFC na sigla inglesa). “A  melhoria  no  desempenho  dos  componentes  das  SOFC  pode  fazer  esse  dispositivo  trabalhar  em  temperaturas  mais  baixas,  facilitando  a  operação  do  dispositivo e aumentando sua vida útil. Nesse sentido, é útil também o desenvolvimento  de métodos de fabricação simples e de baixo custo de componentes de SOFC, que  atualmente  são  obtidos  na  forma  de  filmes  finos  cerâmicos”, analisa ele.

Segundo Tarragó, a diminuição nos custos de fabricação das SOFC e também a flexibilização do combustível  utilizado  em  seu  abastecimento podem favorecer sua utilização em larga escala. “Alguns resultados da pesquisa foram satisfatórios neste sentido.  Obtivemos   filmes  de  LSM  depositados  sobre  YSZ que apresentaram  tamanho  de  grão  reduzido,  da  ordem  de  algumas  dezenas  de nanômetros,  e  uma  porosidade  fina  e  interconectada  que  levou  o  material  a apresentar  um  bom  desempenho  eletroquímico,  visando  a sua  aplicação  como cátodo  de  SOFC”, finalizou ele.

O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e teve a orientação da professora doutora Vânia Caldas de Sousa, com coorientação da professora doutora Célia de Fraga Malfatti. As análises experimentais do trabalho realizadas por Tarragó foram desenvolvidas em parceria com o Instituto de Cerámica y Vidrio (ICV/CSIC), de Madri, Espanha. A banca foi formada pelos professores doutores Antônio Shigueaki Takimi, Departamento de Metalurgia/Ufrgs; Altair Sória Pereira, do Departamento de Materiais/Ufrgs; e José Ramón Jurado, do ICV/CSIC.