Cerca de 80% das drogas antineoplásicas, ou seja, medicamentos que combatem as células do câncer, são oriundas de produtos naturais ou de seus derivados. Pensando nisso, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Stefani Natali Stoll, com a orientadora, Dra. Marcia Goettert, e a co-orientadora, Dra. Shanna Bitencourt, pesquisou o uso de um terpeno (substância presente em óleos essenciais) em células de câncer de pulmão.
Esse estudo foi premiado no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre 942 trabalhos apresentados, Stefani ficou entre os 20 selecionados para realizar apresentação oral no evento e recebeu menção honrosa de 3º lugar na categoria Tecnologia e Inovação em Saúde.
Stefani, que além de mestranda é Biotecnologista e estudante do curso de Farmácia da Univates, enfatiza o efeito do terpeno em células tumorais.
Cerca de 4 mil congressistas da América Latina participaram do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas/Congresso Pan-Americano sobre o Uso Racional de Medicamentos. É um evento de bastante relevância dentro do âmbito farmacêutico, afirma a orientadora Márcia Inês Goettert.
Saiba mais
Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. No Brasil, é o segundo câncer mais frequente em homens, depois do câncer de próstata, e o quarto em mulheres.