Graduação

Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta trabalho sobre a curricularização da extensão em evento nacional sobre ensino em Sergipe

Por Lucas George Wendt

|

Postado em: 03/12/2025, 09:20:00

Compartilhe

O coordenador do curso Cristiano Zluhan Pereira participou do  23° Congresso Nacional da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) e 40° Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo onde apresentou o trabalho “A Extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates: Histórico e Curricularização”. 

O evento aconteceu nas cidades de Laranjeiras e Aracaju, no estado de Sergipe. No congresso foram abordados temas como as novas diretrizes curriculares para o ensino de Arquitetura e Urbanismo, assim como perspectivas latino-americanas para formação de redes de parceria, democracia e sociedade contemporânea, aprendizagens e mediações rumo a um futuro sustentável, o digital e o físico na formação e o perfil atual dos estudantes.

O trabalho apresentado pelo docente mostrou como a extensão está presente no curso desde o seu início, através de parcerias com instituições e administrações públicas, principalmente por intermédio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), o Semeia - Emau, como é reconhecido atualmente. Também abordou como foi o processo de capacitação institucional para a extensão até a organização de um projeto pedagógico baseado no aprendizado em atividades práticas que são os Ateliers (currículo Aula+).

Na oportunidade foi possível a troca de experiências com representantes dos cursos de diversas partes do país como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Distrito Federal, entre outros. “A participação do curso nestas atividades permite que estejamos atualizados nas pautas da graduação e também nos permite um retorno sobre a forma como a Univates é reconhecida nacionalmente pelas suas práticas inovadoras”, diz Cristiano.

“Para além da atividade foi possível conhecer as cidades históricas de Laranjeiras e Aracaju, retornando esta vivência para a sala de aula como qualificação docente”, complementa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar