Projeto #partiuMarte prepara estudantes do Castelinho para carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Postado as 26/07/2024 09:21:05

Por Lais Pontin Matos

A partir de 8 de agosto, as professoras da Universidade do Vale do Taquari - Univates Grasiela Kieling Bublitz e Maria Claudete Schorr desenvolverão o projeto “#partiuMarte: uma aventura STEM para o Ensino Médio” com uma turma de estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o Castelinho. A Univates é uma das seis Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas pelo Consórcio STHEM Brasil para participar do programa PADF nas Escolas, realizado em parceria com a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) e a Boeing.

Projeto prepara estudantes para carreiras na área de STEM.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Professora Grasiela Bublitz.

O projeto #partiuMarte busca capacitar professores em metodologias STEM (Sciences, Technology, Engineering and Mathematics ‒ Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e promover a aplicação desses conhecimentos em sala de aula. A professora Grasiela explica que o projeto trabalhará as dificuldades para chegar e sobreviver no planeta Marte e, depois, voltar para a Terra. Por meio de atividades práticas, os estudantes serão preparados para carreiras nas áreas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática e estimulados a agirem como solucionadores de problemas e agentes de inovação do futuro. “As oficinas serão realizadas nas quintas-feiras à tarde com um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio”, complementa Grasiela.

Maria Claudete explica os objetivos do projeto.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Professora Maria Claudete Schorr.

Nas oficinas, os alunos realizarão atividades que conectam o aprendizado STEM ao mundo real. Nosso objetivo é, além de estimular o interesse dos estudantes em carreiras na área de STEM, apoiar os professores do Ensino Médio no aprimoramento de estratégias para desenvolver determinadas competências e habilidades nos alunos
Professora Maria Claudete Schorr.

Além de ser benéfico para estudantes e professores do Ensino Médio, o projeto #partiuMarte também é relevante para a Universidade. Maria Claudete reflete sobre a importância da iniciativa para a Univates, destacando que a participação no programa PADF nas Escolas reforça o compromisso da Instituição com a inovação e a educação de qualidade. “Projetos como esse oportunizam à comunidade o acesso gratuito ao conhecimento científico e tecnológico. Além disso, os alunos da graduação podem compartilhar com estudantes da Educação Básica os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, comenta.

Saiba mais sobre as metodologias STEM

As metodologias STEM referem-se a um conjunto de abordagens educacionais que integram Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática de modo interconectado e aplicado. Essas metodologias visam a possibilitar uma compreensão prática e profunda das disciplinas, estimulando os alunos a resolver problemas reais e a desenvolver habilidades críticas e criativas. Ao promover um aprendizado baseado em projetos e desafios, as metodologias STEM incentivam a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de inovar.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação Univates/Tuane Eggers

As metodologias STEM incentivam a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de inovar.

Logo ods-4