Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto para documentar experiências da imigração alemã no Rio Grande do Sul pretende mobilizar estudantes de todo o Estado

Postado as 24/07/2024 10:48:57

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã lançaram o projeto “Documentando a experiência da imigração no Rio Grande do Sul” na última sexta-feira, 19. A iniciativa tem como objetivo preservar e valorizar a memória gaúcha por meio da coleta de vídeos com entrevistas de familiares de estudantes relatando suas experiências de imigração no Estado. O projeto pretende envolver escolas, professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.

Natalia Nissen

 

O lançamento contou com a presença do Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn; do subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão Oficial, Rafael Koerig Gessinger; do diretor-geral da Secretaria da Educação (Seduc) do Estado, André Agne Domingues; da coordenadora Regional de Educação (3ª CRE), Cássia Cristina Benini; da Secretária de Saúde de Estrela, Marcia Scherer; da vereadora de Lajeado Paula Thomas; da gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini; e da professora de língua alemã Roseli Hetzel Kussler.

O cônsul alemão agradeceu pelo reconhecimento e valorização da contribuição da imigração na construção da sociedade, citando que outras etnias também são importantes para a identidade sociocultural gaúcha. Além disso, Bogdahn reforçou o compromisso da Alemanha em auxiliar na reconstrução das cidades gaúchas após as enchentes do mês de maio e lembrou que o Vale do Taquari é uma região que precisa de ainda mais atenção, em função de ter sofrido com a catástrofe pela terceira vez em curto período. 

Para o diretor-geral da Seduc, a perseverança, a sabedoria e a humildade são importantes contribuições dos imigrantes alemães para as comunidades. O projeto para documentar experiências é um resgate histórico que também fornecerá um rico material para as gerações futuras. Segundo Domingues, o documentário será traduzido para o inglês e o alemão para ampliar o alcance dos resultados. 

O presidente da Comissão Oficial complementou que a Univates viabiliza um projeto de relevância para todo o Rio Grande do Sul, além daqueles que estão envolvidos nas celebrações do bicentenário da imigração.

Natalia Nissen

No lançamento, o pró-reitor de Ensino adjunto da Univates, Tiago Weizenmann, apresentou as etapas de documentação e afirmou que se trata de uma iniciativa envolvendo o resgate do passado e as expectativas para o futuro. “Entendemos a importância deste compromisso que assumimos para preservar a memória local, regional e estadual”, disse.

Conforme Weizenmann, criar conexões com os espaços escolares é um dos papéis da Universidade e o projeto possibilitará que toda a rede de ensino se envolva em um trabalho que servirá, também, de consulta para pesquisas no futuro. “Iniciativas como esta são fundamentais porque a memória é direito dos povos que compõem nosso Estado”, acrescentou.

A partir de agora, o projeto será levado às escolas para que professores, estudantes e equipes pedagógicas articulem as atividades necessárias para gravação dos depoimentos.

Saiba mais

A Univates representa a região do Vale do Taquari na nominata de instituições que integram a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail idiomas@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99805-0180.

A programação completa do ano do Bicentenário está disponível no site.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn

Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn

Natalia Nissen

Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn
Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn

Natalia Nissen

subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão Oficial, Rafael Koerig Gessinger
subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão Oficial, Rafael Koerig Gessinger

Natalia Nissen

Logo ods