Univates e Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã lançam projeto para documentar experiências da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Postado as 18/07/2024 11:17:04

Por Natalia Nissen

Até o final deste ano, diversos municípios gaúchos realizam ações em comemoração aos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das instituições envolvidas na Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã e lança, em conjunto com a Comissão, na próxima sexta-feira, 19, o projeto "Documentando a experiência da imigração no Rio Grande do Sul".

O projeto tem como objetivo preservar e valorizar a memória gaúcha por meio da coleta de vídeos com entrevistas de familiares de estudantes relatando suas experiências de imigração no estado. A iniciativa busca o envolvimento de escolas, professores e estudantes de todas as redes de ensino.

O evento de lançamento acontecerá na sala do CRIE_TI, na Biblioteca da Univates, às 17h. Estão confirmadas as presenças do subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão Oficial, Rafael Koerig Gessinger, e do  diretor geral da Secretaria da Educação do Estado, André Agne Domingues.

Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas pelo e-mail idiomas@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99805-0180.

Ospa no Teatro Univates

Vitória Proença/Divulgação

Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac - RS), estará no Teatro Univates para realizar um espetáculo que homenageia a cultura alemã. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig Van Beethoven, Johannes Brahms e Jacques Offenbach e contará com a participação da cantora lírica Raquel Fortes como solista convidada.

Os ingressos para a apresentação podem ser retirados na Biblioteca Univates (que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h) mediante a doação de dois litros de leite. É permitida a retirada de dois ingressos por CPF. Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo fone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

Univates representa Vale do Taquari e integra programação estadual do Bicentenário da Imigração Alemã

Logo ods