Painel RBS é realizado na Univates e discute retomada do Vale do Taquari

Postado as 10/07/2024 16:32:45

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu, nesta quarta-feira, 10, lideranças regionais para discutirem a retomada do Vale do Taquari em função da crise climática no Estado. O debate promovido pelo Grupo RBS faz parte do movimento “Pra cima, Rio Grande”, que tem como objetivo dar visibilidade aos principais desafios e soluções para a reconstrução das cidades, com foco em diferentes setores e regiões.

O Painel RBS contou com a mediação do jornalista Elói Zorzetto e participação da reitora da Univates, Evania Schneider; do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Ângelo Fontana; do presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália, Gilberto Antônio Piccinini; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Joni Zagonel; e do promotor de Justiça da Bacia do Taquari-Antas, Sérgio Diefenbach.

Natalia Nissen

Em sua fala, Evania destacou que, do ponto de vista da universidade, o grande desafio é a mudança comportamental na sociedade para, então, aprimorar a relação das comunidades com o rio que faz parte do desenvolvimento da região.

“A universidade tem o papel fundamental de gerar e difundir conhecimento. Acredito que somos capazes, enquanto grandes comunidades, de aproveitar todo este conhecimento que é gerado tanto aqui na Univates quanto em universidades do mundo inteiro, para realmente pensar no futuro. Estudos existem há muito tempo, e há muito tempo nos mostram, inclusive, que todas essas questões de mudanças climáticas aconteceriam. E esses estudos poderiam, sim, ter contribuído para que o impacto não tivesse sido tão grande. Se tivéssemos aproveitado de uma forma mais efetiva todas as pesquisas que as instituições vinham mostrando, certamente teríamos evitado principalmente as perdas humanas”, defendeu.

Para a reitora, comunidade, poder público e privado precisam trabalhar de forma conjunta para que se alcancem soluções para o futuro que mitiguem perdas e sofrimentos como ocorreu recentemente em várias regiões do Rio Grande do Sul.

Não adianta um município resolver suas questões e sua relação com o rio, se isso não for coletivo. Então entendo que a universidade pode e deve contribuir para isso. Precisamos aprender a nos relacionar com o rio.
Evania Schneider, reitora da Univates

Confira a gravação do Painel RBS