Representantes das IES comunitárias participam de reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Postado as 24/06/2024 16:28:36

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung participaram de um encontro com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e com o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, Celso Pansera, na sexta-feira, 21, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento teve como pauta o lançamento do edital para seleção pública de propostas para apoio financeiro à recuperação emergencial de equipamentos e ambientes de pesquisa no Rio Grande do Sul.

O principal objetivo do edital é a restauração de infraestruturas físicas e equipamentos danificados, para recuperar o ambiente necessário ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação, bem como restabelecer a operação das instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul e sua competitividade, por meio da recuperação da capacidade de realização de pesquisas. O edital conta com recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), na ordem de R$ 50 milhões.

A Chamada Pública destina-se a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - ICTs, públicas ou privadas, qualificadas como Instituições Comunitárias de Educação Superior, sediadas no estado do Rio Grande do Sul, que tenham sofrido danos causados pelos eventos climáticos extremos ocorridos em maio deste ano.

Conforme o reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, a presença da titular do Ministério posiciona a ciência como área estratégica para a reconstrução do Estado. “Representei, no evento, as universidades comunitárias e ressaltei a nossa contribuição durante o período mais emergencial e agora na etapa de assessoria técnico científica”, pontuou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, e a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e professora na Univates, Simone Stülp, estiveram no evento. “Acredito muito no poder e na potência do nosso sistema gaúcho de ciência, tecnologia e inovação. É uma fortaleza que temos e que poderá nos apoiar no enfrentamento da crise climática”, reforçou Simone.

Também participaram do anúncio representantes do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) Regional Sul; do Fórum das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes); da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Logo ods