Univates e governo do Estado assinam termo de cooperação para amparo à população atingida pelas enchentes

Postado as 21/06/2024 15:31:39

Por Natalia Nissen

Com informações de Secom RS

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o governo do Rio Grande do Sul firmaram um termo de cooperação para apoio técnico para revisão de Planos Diretores de sete municípios do Vale do Taquari que foram afetados pelas enchentes no mês de maio. A cerimônia de assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21, no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre.

O protocolo faz parte de uma investida do Estado na viabilização de ações e planos de emergência para o desenvolvimento urbano e adaptação climática, a fim de garantir a segurança da população. O termo contempla os municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum e Roca Sales. Caberá à Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau), realizar estudos para a revisão dos Planos Diretores.

Lucas George Wendt

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite ressaltou que a atuação da Universidade fortalece os laços com a comunidade regional. “A Univates tem uma profunda conexão com a realidade local, é uma instituição comunitária, com espírito de responsabilidade”, elogiou. “Por isso essa parceria é fundamental para proporcionar sistemas de drenagem e mobilidade adequados à realidade local, além de resiliência”, afirmou o gestor.

O contrato terá duração de 20 meses, com o trabalho dividido em três fases. A primeira envolve o zoneamento de risco e as diretrizes preliminares de ocupação prioritária. A segunda compreende a entrega do Plano Diretor e do Plano do Perímetro Urbano. Por fim, serão so Plano de Parcelamento do Solo, que regula a divisão de terrenos para urbanização ordenada; o Plano de Habitação Social, com diretrizes para moradia digna à população de baixa renda; o Plano de Mobilidade, que trata do planejamento do sistema de transporte e circulação urbana; e o Código de Obras e Edificações, com normas para construção e segurança de edificações.

Lucas George Wendt

A reitora da Univates, Evania Schneider, assinou o termo e reforçou: “nos 55 anos da Univates, nosso desenvolvimento se confunde com o do Vale do Taquari. Então, para nós, trabalhar na reconstrução e recuperação da região, com reconhecimento do governo do Estado, é motivo de orgulho”.

A gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini, e a coordenadora do Semeia - Emau, professora Jamile Weizenmann, também participaram do ato.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17