Curso de Direito da Univates recebe Selo OAB Recomenda

Postado as 21/06/2024 14:23:01

Por Natalia Nissen

O curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o Selo OAB Recomenda. O reconhecimento atesta a qualidade da formação jurídica por meio dos índices de aprovação no Exame da Ordem ao longo dos últimos três anos e de avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cerimônia de premiação das instituições de ensino superior que se destacaram foi realizada na quarta-feira, 19, pelo Conselho Federal da OAB, em Brasília.

O evento contemplou 198 cursos de Direito no país e teve como tema "O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência". Clique aqui para conferir a lista.

Raul Spinassé/Divulgação/OAB

Presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti

Durante a solenidade, o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, reforçou que a educação jurídica de qualidade é essencial para consolidar os princípios da liberdade e da igualdade e para formar cidadãos éticos, para além de operadores do direito.

“Por isso, prefiro falar mais em educação jurídica em vez de ensino jurídico. A educação envolve a formação integral dos indivíduos e fomenta valores éticos e de responsabilidade social, enquanto o ensino, por si só, tende a limitar-se à transmissão de um conhecimento técnico”, ponderou.

A entrega oficial do Selo OAB Recomenda à Univates acontecerá por intermédio da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, no mês de agosto. Para a coordenadora do curso de Direito, professora Leila Viviane Scherer Hammes, trata-se de um reconhecimento muito importante no ano em que o curso comemora 25 anos.

Antônio Luiz Marini Marchi

“Este reconhecimento evidencia o trabalho incansável dos nossos professores em oferecer uma educação jurídica de excelência. Reflete também o esforço contínuo e a dedicação dos nossos estudantes, que são a verdadeira essência do curso. O Selo OAB Recomenda, além de validar a qualidade do nosso ensino, reafirma nosso compromisso com a formação jurídica que propicia aos nossos estudantes serem agentes de mudança na sociedade”, destacou Leila.

Saiba mais sobre a premiação

O Selo de Qualidade OAB foi instituído em 1999 pelo Conselho Pleno da entidade como parte do arsenal de ferramentas utilizadas para proteger a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Estão à frente da iniciativa a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, com o apoio da Comissão Nacional de Educação Jurídica; a Comissão Nacional de Exame de Ordem; e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado.

Em 2022, segundo dados do sistema e-MEC, existiam no Brasil 1.896 cursos de Direito, com oferta de 361.848 vagas anuais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4