Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates abre inscrições para o Programa Padrinho Internacional 2024B

Postado as 18/06/2024 09:47:49

Por Lais Pontin Matos

Divulgação Univates/ERI

Inscrições para o Programa vão até 27 de junho.

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas para o Programa Padrinho Internacional 2024B. A iniciativa busca selecionar pessoas vinculadas à Instituição (estudantes, professores, funcionários e diplomados) para, de forma voluntária, auxiliar os alunos intercambistas, promovendo sua integração à comunidade acadêmica e à cultura local. Neste semestre, a Univates espera receber em torno de 25 estudantes vindos da Argentina, Colômbia, Peru e Portugal.

O Programa contribui para a integração efetiva dos estudantes estrangeiros, oferecendo suporte e orientação durante sua permanência na Univates e na cidade de Lajeado. Os padrinhos atuam para facilitar a adaptação de seus afilhados, ajudando-os a se ambientarem tanto com a cultura local quanto com as atividades acadêmicas. A experiência também é muito positiva para os padrinhos, que têm a oportunidade de desenvolver habilidades em um novo idioma, aprender sobre diferentes costumes e crescer pessoalmente ao se envolver com pessoas de diversas origens.

Você pode realizar sua inscrição para participar do Programa, até 27 de junho, acessando este link. Assim que possível, os padrinhos selecionados serão chamados para uma reunião de orientações gerais. Vale mencionar que, se você estiver matriculado em um curso de graduação, pode validar a participação no Programa como horas complementares.

Para mais informações, entre em contato com o ERI pelo fone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.

“Fiz um intercâmbio sem sair do país”

No semestre 2024A, a diplomada em Ciências Contábeis pela Univates Eliane Lau Schneider Sgari foi madrinha das intercambistas Elise, que veio da Noruega, e Fiama, natural da Colômbia.

Divulgação/Acervo Pessoal

Eliane foi madrinha internacional em 2024A.

Foi uma experiência incrível. Solicitei dois afilhados, mas acabei ganhando três, pois a Elise tinha um colega que também era da Noruega, o Ruben. Os dois estudaram Administração na Univates. Nossos encontros eram incríveis, cada um tinha a sua cultura, mas juntos formavam um grupo com um propósito em comum: aprender. Deu para aproveitar muito e curtir cada momento
Eliane Lau Schneider Sgari.

“Digo que fiz um intercâmbio sem sair do país. Consegui apresentar a nossa cultura, o nosso idioma para eles, que sempre se mostraram muito receptivos e curiosos para aprender tudo o que podiam”, acrescenta, orgulhosa, a madrinha.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Com Eliane, intercambistas foram ao CTG Tropilha Farrapa, onde ajudaram a organizar as roupas que seriam doadas para as vítimas das enchentes.

Divulgação/Acervo Pessoal

Eliane comenta que os intercambistas sempre se mostraram muito receptivos e dispostos a aprender tudo o que podiam.

Logo ods-17