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Tuane Eggers

Doutorandos do PPGECE têm experiência diversas na Universidade

Postado as 03/02/2023 10:06:23

Por Lucas George Wendt

Em regime intensivo, os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram atividades em janeiro deste ano. Na disciplina Tópicos de Química II, do PPG em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), os professores Eniz Conceição Oliveira, Jane Herber e José Cláudio Del Pino prepararam uma dinâmica diferente para trabalhar os temas de química dos alimentos, química ambiental e biotecnologia, buscando atrelar aspectos históricos das descobertas da ciência com os temas de estudo.

Bruna Laís Alves

“No tema da química dos alimentos, fizemos relação com descobertas científicas e a história da química dos alimentos e desenvolvemos uma atividade prática com o objetivo de identificar proteínas do leite. Analisamos a tabela nutricional, comparamos os tipos de leite e destacamos a importância do leite materno no desenvolvimento do recém-nascido”, comenta Jane. 

Os três estudantes que participaram das atividades ‒ um com formação em Física, outro com formação em Química e Pedagogia e uma com formação em Pedagogia ‒ manifestaram as possibilidades de abordar a temática em sala de aula da Educação Básica das mais variadas formas e identificaram as possibilidades de trabalhar com materiais alternativos e de baixo custo. 

No que se refere ao tema da Química Ambiental pós a leitura de alguns artigos, foi realizado um estudo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as possibilidades de potencializar objetos de conhecimento das ciências da natureza (Química, Física e Ciências da Natureza nos anos iniciais)por meio dos ODS, tanto em questões ambientais quanto nas questões relacionadas com alimentos e biotecnologia. Como prática da disciplina, os estudantes elaboraram um documento compartilhado envolvendo ODS selecionados com projetos e que podem ser desenvolvidos em sala de aula. 

Participação direto da Alemanha 

Na seção da disciplina que abordou a Biotecnologia, os docentes contaram com a participação da professora doutora Márcia Inês Goettert, docente da Univates que está na Universidade de Tübingen, na Alemanha, desenvolvendo pesquisas de ponta na área da biotecnologia. 

“Por meio de um bate-papo virtual via Google Meet, a Márcia falou sobre suas pesquisas apontando informações sobre o desenvolvimento da biotecnologia nas áreas ambiental, de alimentos e farmacêutica. Foram quase duas horas de um bate-papo muito interessante para os estudantes”, destaca a professora Jane. 

Após o relato de Márcia sobre suas pesquisas, os doutorandos partiram para a prática. Foi realizada uma atividade experimental para debater sobre a extração do DNA do moranguinho e do tomate, e foram discutidos artigos que tratam da realização dessa atividade experimental na Educação Básica, relacionado à identificação da pectina e do DNA. “Os estudantes se mostraram muito interessados e fizeram muitos registros. Comentaram que os assuntos abordados nos três dias convergiam e era possível estabelecer conexões entre os conceitos”, complementa Jane. Ao longo das atividades, os doutorandos ressaltaram as oportunidades que a Univates está proporcionando no processo de formação de cada um. 

A doutoranda com formação em Pedagogia, Mazonilde Dalvina Costa de Souza, disse estar se sentindo muito bem no entendimento das práticas. “Apesar de não ser formada em Química, a forma como os temas foram abordados permitiram-me que acompanhasse sem maiores dificuldades e conseguisse buscar aplicação na na prática, com minha turma de 5º ano”, ressalta. 

“A forma como os temas foram abordados contribuiu muito para o meu aprendizado, uma vez que foram desenvolvidos com base, não somente em leituras, mas por meio de observações de experimentos, palestras e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) , o que facilitou a interação entre os colegas das diferentes áreas de atuação. A forma como se ensina e se aprende pode acontecer de distintas maneiras dependendo da perspectiva que cada um traz”, detalha Tânia Núsia da Costa Silva. 

“Destaco o curso Tópicos de Química II como um excelente contribuinte de minha formação acadêmica e profissional, por meio de momentos em que me permito aprender e refletir sobre o meu papel social na abordagem e construção do conhecimento científico durante as aulas que ministro, bem como uma reflexão sobre a possibilidade de abordagens e metodologias aplicáveis na minha prática”, explica Rafael José dos Santos. 

Tuane Eggers

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