“O voluntariado é uma das formas mais potentes de mudar o mundo”

Postado as 02/02/2023 15:53:33

Por Grupo A Hora

Com informações do Grupo A Hora

Lidiane Musselin, de 25 anos , é estudante de Psicologia e embarcou em 26 de janeiro para a Bahia, onde está participando do Projeto Rondon por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A iniciativa envolve a participação voluntária de estudantes universitários com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Confira a entrevista que a jovem concedeu ao Grupo A Hora.

Divulgação

Como você conheceu o Projeto Rondon?

Conheci o Rondon por meio das divulgações da coordenação do curso. Sou acadêmica de Psicologia e, quando abriram as inscrições, fomos avisados. Então pesquisei mais sobre o programa e me interessei em participar das atividades. A primeira vez que ouvi falar sobre o projeto foi em 2020. A operação deveria ter acontecido em julho daquele ano, mas não foi possível devido à pandemia. Em 2022, quando recebi a notícia de que o Rondon aconteceria em janeiro de 2023, logo me inscrevi e me dediquei ao máximo para passar na seleção.

Divulgação/Acervo pessoal

Para qual cidade você está embarcando e quantos dias ficará lá?

Nós vamos para Serra Preta, na Bahia. A cidade fica a cerca de 170 km de Salvador. Lá ficaremos por 13 dias. Quando desembarcarmos em Salvador, iremos para Feira de Santana, onde vamos ficar no 35º Batalhão de Infantaria para a cerimônia de abertura do Rondon. Lá vamos conhecer a equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que também irá para Serra Preta. Vamos compartilhar com eles as atividades desenvolvidas na cidade.

Como foi a preparação até o dia da viagem?

Desde o dia da seleção até um dia antes de embarcarmos, passamos por muitos momentos de organização. A preparação durou cerca de 3 meses. Iniciamos estudando um pouco sobre Serra Preta, os costumes, a cultura e tudo que poderia nos ajudar a organizar as oficinas que vamos ministrar à  comunidade. Então passamos para a divisão das atividades e para a preparação de cada oficina, sempre pensando em todos os detalhes possíveis para que seja feito da melhor forma.

O que a motivou a participar do projeto?

Eu sou bolsista de extensão da Univates há 6 anos. Nesse período, aprendi muito sobre a importância do voluntariado na vida das pessoas, tanto para quem recebe os serviços quanto para quem realiza a atividade. Pessoalmente, acredito que o voluntariado é uma das formas mais potentes de mudar o mundo. O Rondon é uma grande oportunidade para praticar o voluntariado em uma realidade totalmente diferente do contexto em que vivo e é isso que me motiva. Quero poder ajudar as pessoas da melhor forma possível, mas também sei que, estando em um lugar totalmente novo, vou poder sair da minha zona de conforto e aprender muito com a comunidade. Entender a realidade do outro para contribuir de alguma forma é algo que já faz parte do meu trabalho como bolsista em Lajeado, e poder expandir essa prática para outra cultura me deixa muito feliz e entusiasmada para aprender cada vez mais.

Como você acredita que o Rondon pode contribuir para sua formação profissional?

O projeto com certeza vai contribuir para que meu olhar sobre meus futuros pacientes vá além do que está sendo dito. Como futura psicóloga, quero poder expandir minha prática, tendo a capacidade de analisar, entender e acolher o contexto em que o sujeito está inserido para que meu atendimento com ele possa proporcionar mais qualidade de vida como um todo, e não somente focado em um aspecto. O Rondon vai me permitir praticar esse olhar ampliado, e é essa a forma como pretendo trabalhar quando for exercer a Psicologia.

Divulgação

Logo ods