Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reprodução/Unsplash

Projeto de pesquisa visa à construção de indicadores e avaliação de sustentabilidade em indústrias do setor de bebidas do RS

Postado as 25/01/2023 15:30:18

Por Lucas George Wendt

Nas últimas quatro décadas, a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Essas mitigações podem ser realizadas por meio do estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que auxiliam no processo de avaliação do nível de sustentabilidade de, por exemplo, organizações. 

Um projeto de pesquisa realizado na Universidade do Vale do Taquari - Univates por meio do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) está sendo coordenado pelo professor Alexandre André Feil e se dedica à pesquisa sobre o tema. 

O projeto de pesquisa "Avaliação da sustentabilidade em indústrias do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas por meio de um conjunto específico de indicadores" foi aprovado pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul 07/2021 (Programa Pesquisador Gaúcho - PqG). O projeto possui a colaboração de pesquisadores da Universidade Feevale e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Univates

As ações envolvem diretamente uma equipe de três doutores, dois mestrandos e um bolsista de iniciação científica. Em 2022 foram desenvolvidas revisões sistemáticas da pesquisa em nível nacional e internacional, para consolidar as pesquisas já existentes e que possuem potencial para contribuir com a pesquisa que está sendo realizada pelo grupo. 

O professor Alexandre explica que os principais resultados e impactos deste projeto na indústria de bebidas relacionam-se ao estabelecimento de um conjunto de indicadores (20 a 30) de sustentabilidade, abrangendo as dimensões da Triple Bottom Line - que é o tripé da sustentabilidade.

“A avaliação da sustentabilidade das indústrias de bebidas em âmbito ambiental, social e econômico, para identificar melhorias que podem ser realizadas em direção de uma organização mais sustentável, ou seja, aprimorando os indicadores com pior nível de desempenho, também é esperado”, acrescenta ele. 

Os gestores das organizações do setor de produção de bebidas podem utilizar as informações geradas pelos indicadores de sustentabilidade para auxiliá-los na definição do planejamento orçamentário e estratégico, no desenvolvimento sustentável, na alocação de recursos (ambientais, sociais, financeiros, energéticos, humanos, patrimoniais) de forma eficiente, entre outros. 

“A sociedade pode ser beneficiada em função da divulgação de informações sociais, ambientais e econômicas por meio de indicadores de sustentabilidade em seus meios de divulgação, como, por exemplo, site institucional, balanço social, relatório de sustentabilidade, redes sociais, entre outros. Em médio e longo prazo, a sociedade pode comparar o avanço da sustentabilidade e, neste caso, pode ser utilizado como um selo de qualificação, o que pode ser incentivado pelos sindicados e associações das indústrias do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas”, ressalta o pesquisador. 

Na área acadêmica este projeto de pesquisa tem impacto em função dos resultados teóricos e práticos esperados. O tema referente à avaliação da sustentabilidade organizacional está em fase de desenvolvimento em nível nacional e global, e este projeto de pesquisa apresenta amplo potencial de torná-lo mais consistente em termos teóricos e práticos. 

“A instrumentalização prática auxilia na materialização do processo de avaliação e da visibilidade de resultados consistentes com a realidade da indústria do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas. Nesse sentido, os resultados deste projeto de pesquisa serão compartilhados por meio de paper em periódicos científicos em âmbitos nacionais e internacionais. Em suma, os resultados deste projeto de pesquisa podem impactar amplamente a qualidade da gestão sustentável das indústrias do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas no Rio Grande do Sul, nacionais e, inclusive, internacionais”, completa Feil. 

Lucas George Wendt

Logo ods-11