Formando do curso de Enfermagem pesquisa fatores que dificultam a adesão aos exames preventivos de câncer de próstata em Taquari

Postado as 12/01/2023 14:45:56

Por Natalia Nissen

O câncer de próstata é a neoplasia visceral mais comum no homem, sendo o Brasil um dos países com maior prevalência da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 72 mil novos casos a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Com o objetivo de fomentar o debate sobre a saúde do homem, o formando Rômulo da Cunha Pletsch realizou o estudo "Fatores que dificultam a adesão aos exames preventivos de câncer de próstata no município de Taquari", como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Pletsch explica que, antes de decidir pelo tema, constatou que havia muitas possibilidades de assuntos para serem discutidos no projeto e optou por um que é pouco tratado, mas de extrema relevância. "A realização desse projeto foi um desafio, principalmente em relação à coleta de dados que foi feita por meio de um questionário semiestruturado em que precisei entrevistar os participantes. Mas foi muito gratificante ver os resultados do trabalho".

Sobre o tema

O câncer de próstata ocorre quando as células da glândula começam a se multiplicar de maneira descontrolada. Os sintomas mais comuns são hematúria, poliúria, jato urinário fraco, dor, queimação ao urinar e disfunção erétil.

De forma geral, o perfil epidemiológico do homem, a exposição aos fatores de risco, o preconceito, a falta de conhecimento em relação aos exames preventivos e o grau de ações preventivas voltadas à saúde do homem são aspectos que podem estar relacionados ao aumento do número de casos da doença.

Anna Stills/Envato Elements

Imagem ilustrativa

Como foi realizada a pesquisa

Pletsch realizou um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 22 homens atendidos pela Estratégia Saúde da Família do bairro Colônia Vinte de Setembro, no município de Taquari. A coleta de dados foi realizada entre os dias 21 e 30 de setembro de 2021, com o preenchimento de questionário semiestruturado, com perguntas de múltipla escolha sobre dados socioeconômicos e perguntas com respostas simples, positiva ou negativa, sobre o autocuidado, a percepção de saúde do paciente, se procura atendimento médico regularmente, se realiza ou pensa em realizar o exame de toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA), bem como os motivos que os levam a realizar ou não os exames.

Para participar do estudo, foram considerados os seguintes critérios de inclusão: homens que se enquadram no público-alvo para triagem de exames preventivos de câncer de próstata, sendo eles homens a partir de 50 anos de idade, ou a partir de 45 anos se negros ou com dois ou mais familiares em primeiro grau diagnosticados com a doença.

Entendendo os resultados

Após a aplicação do questionário, a análise das respostas apontou que quase a totalidade dos entrevistados referiu saber da importância da realização de exames preventivos, sobretudo para a detecção do câncer de próstata. Isso possibilita o diagnóstico precoce e contribui não somente para o aumento nas taxas de cura e sobrevida que o tratamento adequado proporciona, mas também para a melhoria na qualidade de vida do homem.

Apenas um dos entrevistados relatou ter procurado a ESF do bairro para a realização dos exames de toque retal e PSA para a detecção de alterações na próstata. O paciente recorreu à unidade após sintomas como disúria e aguardava o resultado dos exames para um possível diagnóstico positivo de câncer de próstata. Dezesseis relataram ter realizado o exame preventivo de câncer de próstata PSA e apenas dez dos entrevistados já realizaram o exame preventivo de toque retal.

Acervo Pessoal

Os dados obtidos são positivos em relação ao exame preventivo de PSA, mas não são satisfatórios para o exame preventivo de toque retal. Ao observarmos que os homens entrevistados possuem conhecimento em relação aos exames preventivos, pode-se associar a baixa demanda do exame de toque retal à vergonha devido aos aspectos simbólicos e à natureza invasiva da técnica.
Rômulo da Cunha Pletsch

O estudo apontou, ainda, que apenas nove entrevistados afirmaram ter realizado os dois exames preventivos em conjunto. Combinar os dois exames é a melhor forma de diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ao serem questionados sobre os fatores que dificultam a adesão aos exames preventivos, 11 participantes responderam. Cinco afirmaram que têm vergonha de realizar o exame de toque retal; dois alegaram falta de tempo; dois mencionaram falta de informação; um apontou preconceito em relação ao toque retal e um respondeu falta de vontade. Dos sete homens que realizaram apenas um dos exames preventivos, quatro preferiram não responder à pergunta.

Para Pletsch, a atuação do profissional de enfermagem é muito importante no processo de conscientização dos homens, fornecendo informações, esclarecendo dúvidas, reduzindo preconceitos e proporcionando aos indivíduos e a seus familiares uma relação de respeito e confiança acerca da prevenção e tratamento.

Vestibular Univates

O curso de Enfermagem da Univates é o 4º melhor do RS, conforme a avaliação mais recente do MEC, e é um dos 26 cursos de graduação presenciais que estão com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2023. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário no site univates.br/vestibular ou realizar a inscrição pelo WhatsApp (51) 3714 7043.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods