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Projeto cria pontes entre a Engenharia e as escolas do Vale do Taquari

Postado as 11/01/2023 08:53:01

Por Lucas George Wendt

O projeto Criando Pontes é uma prática didática consolidada nas Escolas de Engenharia mundo afora. Por meio desse projeto de extensão, a Universidade do Vale do Taquari - Univates introduz nas escolas de ensino médio do Vale do Taquari conceitos de Engenharia. Em 2022 foram atendidos cerca de 200 estudantes, em quatro escolas diferentes. Também houve a participação do projeto em Feiras de Ciências. 

São realizadas oficinas práticas nas quais os estudantes trabalham em equipes e realizam a montagem de uma ponte seguindo um projeto. Normalmente são realizados mais de um encontro com os estudantes e é finalizado com uma competição entre as equipes, verificando qual ponte suporta o maior peso.

Atualmente o projeto de extensão Criando Pontes é coordenado pela professora Carolina Becker Pôrto Fransozi. Além dela, fazem parte da equipe a bolsista Luíza Malvessi Lagemann e o professor Rafael Mascolo. O projeto recebe ajuda voluntária e os interessados podem se candidatar por meio do e-mail criandopontes@univates.br

O projeto é destinado a escolas da região do Vale do Taquari e outras regiões próximas. 

Como funcionam as atividades? 

A proposta do projeto é de interação com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. Para isso, são previstos três momentos, nos quais são realizadas oficinas com atividades práticas. 

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As oficinas feitas com o kit estrutural mola são o primeiro contato com as turmas, nas quais são explicados conceitos de Engenharia Civil, como elementos estruturais, contraventamento, treliça, forças de flexão e compressão. Nesses momentos os estudantes têm um contato inicial com as formas de construção de estruturas e conseguem avaliar questões como estabilidade, forças e cargas, entre outros, que serão úteis na confecção das pontes. 

A segunda oficina consiste na construção das pontes de espaguete, na qual os estudantes são desafiados a construir a estrutura seguindo um modelo fornecido. Costuma durar em torno de três horas e os materiais utilizados são oferecidos pelo projeto. Nessa etapa são trabalhadas a visão espacial, a organização em equipe e a colaboração entre os participantes do mesmo grupo. Esses dois encontros podem ocorrer na Univates ou na própria escola, conforme combinação prévia. 

O terceiro momento é destinado à ruptura das pontes construídas, quando são aplicados pesos às estruturas e se testa a resistência da ponte - quantos quilos ela suporta antes de quebrar. Essa oficina pode ser realizada na escola ou no Technology Day, evento que acontece na Univates unindo diversos projetos diferentes.

Escolas interessadas em realizar essas atividades com seus alunos podem realizar contato por meio do e-mail criandopontes@univates.br

Lucas George Wendt

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