Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudo de TCC constata que margens do rio Forqueta não apresentam capacidade necessária para a restauração da sua cobertura vegetal de forma natural

Postado as 03/01/2023 08:15:13

Por Lucas George Wendt

Jader Vivian Zeni, de Marques de Souza, diplomado do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, concluiu recentemente o curso e, como trabalho de conclusão de curso, analisou a qualidade da cobertura vegetal das margens do rio Forqueta com relação ao seu potencial de restauração. Confira aqui uma reportagem sobre o início da pesquisa

O trabalho intitulado “Banco de sementes do solo de áreas degradadas nas margens do rio Forqueta, Rio Grande do Sul, Brasil” teve como objetivo avaliar a prevalência de espécies e o potencial de restauração natural de áreas degradadas das margens do rio Forqueta, bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas, Rio Grande do Sul, para a restauração da cobertura arbórea por sucessão natural. 

Originalmente, o processo de degradação é natural, mas é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação que teria como função conter a produção de sedimentos por meio da proteção do solo, facilitando assim os processos de erosão.

Divulgação

Para entender o estudo 

O solo foi coletado em três áreas ribeirinhas que foram degradadas por uma grande inundação no ano de 2010. Em cada área foram coletadas amostras em 200 m de extensão ao longo das margens do rio Forqueta, na bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas. As áreas 1 e 3 estão localizadas na margem esquerda do rio, no município de Travesseiro. A área 2 está localizada na margem direita do rio, no município de Marques de Souza. 

Para realização do estudo foram coletadas 90 amostras de solo em três áreas degradadas e mantidas em casa de vegetação para acompanhamento da germinação. Foram registradas 7.541 germinações diferentes, de 137 espécies e 41 famílias de plantas. As espécies herbáceas apresentaram os maiores valores de importância. 

Psidium guajava, exótica invasora, foi a única espécie arbórea registrada, tendo nove germinações. Apesar da elevada diversidade de espécies, a dominância de plantas herbáceas, tanto de espécies quanto de indivíduos, ausência de espécies arbóreas e a presença de espécies exóticas invasoras indicam que as áreas estudadas não apresentam potencial para a restauração da cobertura vegetal, exigindo a interferência antrópica para restauração. 

O projeto faz parte de um estudo maior que tem o objetivo de definir metodologias eficazes para a restauração da cobertura vegetal das margens de rios e arroios da região cuja vegetação encontra-se degradada ou ausente. A partir desse estudo, e de outros semelhantes em andamento vinculados ao projeto, é possível definir a metodologia mais adequada a ser utilizada para restaurar a vegetação nas margens dos nossos rios. 

Os impactos da descoberta 

Com os resultados obtidos é possível conhecer as espécies existentes nas margens dos rios e, a partir disso, definir as espécies que devem ser utilizadas para acelerar a restauração das áreas que se encontram degradadas, de modo a garantir a adequada regeneração da vegetação nas margens dos rios em estudo.

Acervo Pessoal

Na avaliação do diplomado, este tema de pesquisa tem importância regional. “O tema é importante para sabermos em qual grau de degradação se encontram as margens dos nossos rios e averiguar qual a sua capacidade de regeneração natural. Esta pesquisa traz informações importantes sobre o potencial de recuperação da vegetação nas margens de rios e arroios da região, ajudando a decidir qual o melhor método de restauração a ser utilizado em cada área de modo a garantir a adequada regeneração da vegetação”. 

“Estar envolvido em uma pesquisa científica significa poder ajudar a resolver algum problema relevante para a sociedade, contribuindo efetivamente para mudar uma realidade, uma vez que a pesquisa científica surge a partir de um problema ou uma dúvida que atinge diretamente a todos nós”, indica ele. 

As espécies exóticas, mesmo em baixa quantidade e com poucos indivíduos registrados nas áreas, preocupam os pesquisadores pois as condições locais indicam que o ambiente se encontra perturbado, favorecendo a entrada de exóticas invasoras, as quais competem por nutrientes e espaço com as espécies nativas.

As espécies arbóreas, por apresentarem maior porte de altura e de raízes, proporcionam ao solo maior segurança e estabilidade na época das cheias. Quanto às espécies nativas, elas permitem o crescimento de outras espécies nativas no local, não havendo competição entre as espécies do lugar. O uso de espécies nativas também apresenta maior probabilidade de êxito quanto mais próximo das condições naturais for o plantio, em vista que a introdução de espécies inadequadas pode levar a uma série de consequências que podem acarretar em prejuízos ambientais.

“A grande quantidade de espécies herbáceas e pouca quantidade de espécies arbóreas comprova que é necessária a intervenção antrópica para a recuperação dessas áreas. A partir do que foi analisado, conclui-se que as margens do rio Forqueta se encontram completamente degradadas, e sem formações preservadas nas proximidades, não apresentando condições de recuperar a sua cobertura vegetal por meio da sucessão ecológica, sendo necessária a adoção de ações para favorecer a restauração da vegetação”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods