Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes recebem premiação da Feira de Ciências da Univates

Postado as 21/12/2022 08:45:02

Por Pietra Darde

Na tarde do dia 8 de dezembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a cerimônia de premiação da 4ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 11ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares. Neste ano também houve a premiação da 3ª Mostra Kids da Feira Estadual de Ciências. O evento de premiação reuniu alunos, professores e comunidade escolar no auditório do Prédio 16 da Instituição. 

A Feira de Ciências, direcionada a estudantes e professores de escolas de educação básica e de ensino técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, reuniu alunos de 26 municípios, com a participação de 39 escolas. O evento, que busca incentivar a inovação e a divulgação científica, ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro e apresentou 100 projetos.

Para a professora coordenadora do evento, Jane Herber, a participação na Feira de Ciências desenvolve o espírito investigativo, fazendo com que a pesquisa em sala de aula inicie nos primeiros anos da escola. “A participação na Feira de Ciências contribui para a formação do estudante, envolvendo a pesquisa em sala de aula. Os estudantes desenvolvem a criatividade buscando soluções para problemas da comunidade. A cada ano que passa, a inovação é destaque, além da socialização e da possibilidade de conhecer outros projetos e apresentar experiências”, explica.

Sofia Scheibel

Para a premiação, foram selecionados os trabalhos com melhor pontuação total em cada uma das quatro categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Ensino Médio, Ensino Médio Profissionalizante e Curso Normal; e Ensino Técnico/Pós-Médio. Os três melhores trabalhos em cada uma das quatro categorias de ensino receberam menção honrosa. 

O trabalho classificado em primeiro lugar na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o projeto “Plantas medicinais: a cura pela natureza”, que terá direito à atividade “Planetário na escola”.

Acervo Pessoal - Divulgação

Ainda, os melhores pontuados nas categorias Ensino Médio (incluindo Curso Normal) e Ensino Técnico receberam bolsas de iniciação científica júnior. Esse é o caso das alunas Alice Wagner Pies e Isadora Kahmann Zuege, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, que conquistaram o 1º lugar na categoria Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. O trabalho que elas apresentaram na Feira  de Ciências foi “Avaliação bacteriana no ambiente escolar e testes de agentes antibacterianos”, orientado pela professora Bruna Lucia Laindorf.

“Nosso objetivo nesse projeto era apresentar a grande diversidade de bactérias no ambiente escolar e mostrar que podemos combatê-las com plantas, flores e frutos, não só utilizando produtos químicos”, explica Alice, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela.

Foi a primeira vez que Alice participou da Feira, e ela afirma que foi uma experiência incrível. “Foi uma experiência incrível, um misto de emoções, ainda mais por ter sido minha primeira participação. Ter conquistado o 1º lugar na categoria Ensino Médio e Ensino Profissionalizante é de imenso orgulho e felicidade. Para mim, esse prêmio representa o início de uma longa jornada na ciência. É a realização de conquistas como essa que faz com que eu almeje cada vez mais o caminho que eu sempre quis seguir”, completa.

Os trabalhos classificados em primeiro lugar nas categorias Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm vaga assegurada na Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), a ser realizada em Esteio em 2023.

Neste ano a comissão premiou com menção honrosa o projeto da Mostra Kids, tendo em vista a participação das crianças na feira. 

Além disso, os professores orientadores do trabalho com maior nota geral nas categorias Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico (Pós-Médio) também receberam uma bolsa de Apoio Técnico à Extensão no País (ATP-A).

Veja a lista dos projetos premiados

1ª CATEGORIA: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 
1º lugar
Projeto: Plantas medicinais: a cura pela natureza 
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Assunta
Cidade: Nova Bréscia

2º lugar
Projeto: Construção de um terrário pedagógico para o ensino de Ciências
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André
Cidade: Lajeado

3º lugar
Projeto: Libras, sinais para a vida
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris 
Cidade: Imigrante

2ª CATEGORIA: Anos Finais do Ensino Fundamental 
1º lugar 
Projeto: Diversidade de gênero e sexualidade
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt
Cidade: Estrela

2º lugar
Projeto: Câncer de mama: como as mulheres se previnem?
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos
Cidade: Coqueiro Baixo

3º lugar
Projeto: Levantamento preliminar de mamíferos silvestres em uma área rural, Sul do Brasil 
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira
Cidade: Venâncio Aires

3ª CATEGORIA: Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, incluindo o Curso Normal 
1º lugar
Projeto: Avaliação da diversidade bacteriana no ambiente escolar e teste de agentes antibacterianos
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Estrela
Cidade: Estrela

2º Lugar
Projeto: Aquano: hardware modular open-source para medição do consumo de água
Escola: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Lajeado 
Cidade: Lajeado 

3º Lugar
Projeto: Percepções de jovens e adultos em relação ao uso da linguagem neutra 
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Donato Caumo
Cidade: Coqueiro Baixo

MOSTRA KIDS 2022 
Projeto: Todas as crianças em um só universo – Descobrindo os dinossauros
Escola: Colégio Madre Bárbara
Cidade: Lajeado 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods