Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador italiano atua em conjunto com o PPGBiotec

Postado as 07/12/2022 17:13:22

Por Lucas George Wendt

Desde o início de suas atividades, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve ações de internacionalização, construindo colaborações de ensino e pesquisa com universidades de todo o mundo. 

A Univates, desde 2019, possui convênio com a Universidade de Bologna, na Itália, firmado a partir da aprovação de projeto de pesquisa no Edital de Internacionalização da Pós-Graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) realizado pelo professor doutor Ivan Bustamante Filho. 

O projeto oportuniza que docentes e discentes do PPGBiotec realizem missões de pesquisa na Itália, promovendo também a vinda de pesquisadores italianos para a Univates. Um dos pesquisadores com quem Bustamante Filho tem parceria de pesquisa é o professor doutor Diego Bucci, da Universidade de Bologna. 

Divulgação - Univates

Em sua segunda vinda a Lajeado, Bucci realizou diferentes atividades com mestrandos e doutorandos, incluindo a participação na disciplina Tópicos Especiais em Biotecnologia. Na ocasião, o pesquisador ministrou um curso de estatística utilizando o software R, considerado um dos mais robustos e versáteis pacotes estatísticos da atualidade. 

Com o conhecimento adquirido, mestrandos e doutorandos poderão realizar as análises dos dados de suas dissertações e teses utilizando o programa, gratuito e disponível como open source.

Dentro do escopo do projeto aprovado no Edital de Internacionalização da Fapergs, para 2023 está prevista a ida de pesquisadores e doutorandos do PPGBiotec para a Itália, a fim de realizar missões de pesquisa na Universidade de Bologna.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods