Entenda os prazos para respostas e publicação de resultados das atividades dos cursos de graduação a distância

Postado as 05/12/2022 08:16:48

Por Natalia Nissen

A Autoavaliação Institucional dos cursos de graduação EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates pode ser respondida até o dia 11 de dezembro. É por meio do preenchimento do formulário on-line que estudantes, tutores e professores podem compartilhar suas percepções e sugestões e contribuir com a qualidade dos cursos e dos processos de ensino e aprendizagem.

Durante os processos de Autoavaliação anteriores, diversos apontamentos realizados por meio do formulário geraram mudanças para melhorar a experiência dos estudantes, professores e tutores, desde o versionamento dos cursos até mudanças de layout no Ambiente Virtual.

Prazos para esclarecimento de dúvidas e feedbacks de atividades

Uma dúvida bastante comum entre os estudantes, por exemplo, é o prazo de retorno para esclarecimento de dúvidas e publicação de feedbacks e de notas de trabalhos e provas. Mesmo que o estudante de graduação a distância tenha autonomia para escolher o melhor horário para realizar suas atividades, é importante que ele esteja ciente que a resposta da sua demanda não será enviada imediatamente.

Segundo a coordenadora dos tutores da educação a distância, Vivian Elisabeth Petter, as dúvidas relacionadas aos conteúdos das aulas são enviadas por e-mail, por meio do Ambiente Virtual, ou publicadas no fórum do componente curricular para acesso de toda a turma, e o retorno ocorre em até 48 horas úteis.

Os estudantes também podem aproveitar os momentos síncronos de videoconferência com o professor, que ocorrem quinzenalmente, para fazer questionamentos e esclarecer suas dúvidas prontamente. No caso das tarefas, assim como os estudantes têm prazo de 15 dias para entregar a atividade, o tutor e professor também têm até 15 dias para corrigir o material e publicar os resultados no sistema, a contar da data de entrega.

Existe uma preocupação em aprimorar esses processos, como adaptar a carga horária dos tutores de forma a contemplar mais dias da semana com disponibilidade para atender às demandas. Assim, ele fica em contato com a ferramenta em períodos mais variados e consegue atender os estudantes em prazos mais curtos.
Vivian Elisabeth Petter, coordenadora dos tutores da educação a distância.

Natalia Nissen

No Universo Univates também foram realizadas mudanças para melhorar o atendimento aos alunos. Recentemente o setor passou a utilizar uma plataforma de comunicação automatizada e ampliou o horário de atendimento e número de atendentes. Agora os estudantes podem ter suas dúvidas respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Além disso, alguns coordenadores de curso já estão testando a ferramenta para atender os estudantes via Whatsapp.

Todas as informações sobre os canais de atendimento e prazos envolvendo as atividades dos cursos de graduação EAD também são disponibilizadas aos estudantes no momento da Acolhida, a cada início de trimestre, e enviadas por e-mail.

Conta pra gente!

A participação de todos os estudantes, tutores e professores na Autoavaliação Institucional é fundamental para que as melhorias continuem sendo feitas. As questões do formulário dos estudantes abordam o desempenho da coordenação do curso, o ambiente virtual de aprendizagem, os materiais didáticos, as tecnologias de informação e comunicação (TICs), a organização e a condução do componente curricular e os estágios.

A identidade dos respondentes é mantida em sigilo e o formulário não precisa ser preenchido de uma vez. O formulário tem formato responsivo e pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador, no link univates.br/avaliacao

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br.

Logo ods