Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates entrega digitalização de parte do acervo histórico da Câmara de Vereadores de Lajeado

Postado as 01/12/2022 11:32:21

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Com informações da Câmara de Vereadores de Lajeado

O Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências (CMDPU/MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates entregou digitalizado, na terça-feira, 29 de novembro, à Câmara de Vereadores de Lajeado parte do acervo histórico do poder legislativo. Ao todo, foram digitalizados 41 livros, totalizando 9.438 páginas, que, em breve, estarão acessíveis à comunidade de forma on-line no site da Câmara. O trabalho foi realizado em parceria entre a Câmara de Vereadores e a Univates.

Os livros que foram digitalizados compreendem os anos de 1891 a 1982. A maioria dos documentos é manuscrita. Entre eles constam livros de atas, como a de Instalação da Junta Municipal, que é a atual Câmara de Vereadores. Também fazem parte ofícios, decretos, livro de presenças, além de todo o conjunto das primeiras leis do município.

Para o presidente da câmara de vereadores, Deoli Graff, a digitalização do acervo representa uma conquista para a câmara.

“Estamos recebendo um material rico. Esse acervo digitalizado facilitará a pesquisa e possibilitará o estudo da história de Lajeado com base no poder legislativo. Vamos pensar na melhor forma de disponibilizar esses arquivos no site da câmara de vereadores”, salientou Graff.

Além da digitalização, o trabalho ainda consistiu na higienização dos livros, confecção de capas de proteção e realização de alguns consertos, ações que buscam preservar os documentos originais da ação do tempo e de atos que possam danificá-los. Além disso, a equipe elaborou um relatório das atividades do projeto, com detalhamento do acervo e das ações realizadas. Por meio do relatório, no qual foram disponibilizados links ativos, é possível ser direcionado à pasta digital que contém todo o acervo agora digitalizado.

Para a historiadora e supervisora do CMDPU, Patricia Schneider, esse acervo documental é um importante patrimônio, não só do município de Lajeado, mas de todo o Vale do Taquari.

“Por Lajeado ser um município-mãe, nos arquivos digitalizados encontram-se informações de diversos distritos que hoje são municípios. Então esse é um passo importante para a preservação da história, e, assim, os originais ficam preservados por mais tempo e o acesso do acervo por meio digital é mais acessível”, explicou Patrícia.

Em breve os arquivos serão disponibilizados no site do Poder Legislativo, para pesquisadores, alunos e professores das escolas do município e público em geral.

aqueline Backes/Câmara de Vereadores de Lajeado

Logo ods