Hábitos saudáveis de alimentação movimentam rede escolar de Westfália com atividades na Univates

Postado as 04/11/2022 11:10:56

Por Assessoria de Imprensa de Westfália

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Westfália

Hábitos saudáveis de alimentação, aliados à prática esportiva, resultam em mais qualidade de vida e menos doenças no futuro. E quanto mais cedo se colocar isso em prática, melhores serão os resultados. Por isso, a Prefeitura de Westfália promoveu, entre os dias 18 e 27 de outubro, a Semana da Alimentação, envolvendo estudantes da Educação Infantil, além dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Enquanto que na primeira semana a programação foi voltada exclusivamente à Educação Infantil (incluindo os alunos da Escola de Educação Infantil Mônica) e aos anos iniciais do Ensino Fundamental, na segunda semana as atividades foram dedicadas aos estudantes dos anos finais, tendo por local a Universidade do Vale do Taquari - Univates. As atividades da Semana da Alimentação de Westfália incluíram momentos de nutrição, educação física e odontologia, três áreas que, juntas, podem resultar em mais qualidade de vida.

AI Westfália

Na semana passada, no dia 18, junto ao ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vila Schmidt, houve apresentação teatral sobre o tema para todos os alunos da Educação Infantil do 5º Ano. A partir de então, foram desenvolvidas inúmeras atividades de nutrição e educação física para os demais alunos dos anos iniciais na Emef Vila Schmidt. Nas escolas do interior, ainda houve atendimento odontológico.

A Semana da Alimentação foi uma programação conjunta da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com o SESC, que disponibilizou a nutricionista Aline Bombardelli e a educadora física Rocheli Pretto para a execução da iniciativa. A nutricionista da Secretaria de Educação, Gabriele Schneider Bentancor, e a nutricionista da Secretaria de Saúde, Marise dos Santos Aguiar também participaram e acompanharam a execução dos trabalhos.

AI Westfália

Já para os anos finais do Ensino Fundamental, as atividades ocorreram esta semana e se concentraram na Univates. Dentre as ações desenvolvidas, foi feita a antropometria (peso e altura) dos alunos no Laboratório de Avaliação Nutricional; degustação e entrega da receita dos produtos degustados no Laboratório de Técnica Dietética, sendo eles pasta de cenoura e pasta de abacate; além de atividades físicas no Complexo Esportivo.

As atividades na Univates foram executadas pelo curso de Nutrição, sob a coordenação de Fernanda Scherer Adami e suporte das nutricionistas Patrícia Fassina e Juliana Bruch Bertani, além de alunos da graduação. Também atenderam os alunos estudantes do curso de Educação Física.

A titular da pasta da Saúde, Simone Heemann, ressaltou que, após dois anos de pandemia, se pode observar o impacto que este período desencadeou nos sistemas alimentares. “Uma alimentação saudável, acessível, de qualidade e de modo permanente, é importante para uma melhor qualidade de vida e saúde para todos nós. E a melhor maneira é de já estarmos ensinando isso às nossas crianças”, afirmou.

A titular da pasta da Educação, Elisangela Schneider Wiethölter, destacou que, mesmo que a programação da Semana da Alimentação seja voltada aos estudantes, indiretamente toda a comunidade saiu ganhando. “Certamente muitas das orientações e aprendizados que os alunos tiveram durante a Semana da Alimentação foram levadas para casa. Então, é uma forma de os pais ou responsáveis também já adotarem alguns hábitos saudáveis de alimentação. É uma semente que plantamos, que certamente gerará frutos no futuro”, frisou.

Logo ods