Profissionais da UPA participam de treinamentos para emergências cardiovasculares e atendimentos de atenção primária à saúde

Postado as 28/10/2022 16:51:55

Por Natalia Nissen

Profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Lajeado participaram, recentemente, de duas qualificações para aprimorar o atendimento prestado à comunidade. As atividades foram realizadas no auditório da Secretaria de Saúde de Lajeado (Sesa) e na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Laura Mallmann/AI Prefeitura de Lajeado

Na terça-feira, 25, a Sesa ministrou uma capacitação sobre dengue e sífilis para técnicos de enfermagem e enfermeiros. Além de atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre as doenças, o treinamento também teve o objetivo de prepará-los para um possível surto de dengue no verão. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, as equipes foram orientadas para identificar sinais de dengue já no primeiro atendimento, para manejar o paciente de forma mais assertiva, evitando o agravamento dos casos.

O treinamento abordou, ainda, a importância do diagnóstico e do tratamento adequado à sífilis, que é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com maior incidência no município. A doença tem cura, mas pode causar complicações se não for diagnosticada e tratada.

Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Em setembro, médicos e enfermeiros que atuam na UPA participaram do curso de atualização em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - ACLS, da Sociedade Americana do Coração. O curso qualifica os profissionais da saúde para atender pacientes que apresentam quadros de emergência cardiovascular pré-parada cardíaca, como arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Durante o treinamento, os participantes simulam situações reais e aprimoram suas habilidades para prestar atendimento de reanimação cardiopulmonar e agir nas principais causas dos quadros de emergência cardiovascular.

Alex Vaz Borba, coordenador administrativo da UPA, afirma que a meta é que todos os enfermeiros que trabalham na UPA realizem o curso até o final deste ano. “Essa capacitação prepara o profissional para oferecer um atendimento ainda mais qualificado e eficaz na área cardiovascular. Isso é de extrema relevância para aqueles pacientes com doenças cardiovasculares que procuram a UPA”, ressalta.

Logo ods