Karen Wadenphul Zago

Em visita técnica internacional, estudantes conhecem a arquitetura e o urbanismo de Buenos Aires

Postado as 27/10/2022 20:58:18

Por Lucas George Wendt

Entre os dias 7 e 13 de outubro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou viagem de estudos para Buenos Aires, capital da Argentina. A visita aconteceu em parceria com estudantes do mesmo curso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A atividade foi organizada pelo professor Guilherme Osterkamp e pelo Diretório Acadêmico do curso da Univates, contando com a mediação da Volá Viagens. O objetivo da visita foi oportunizar aos estudantes, futuros arquitetos e urbanistas, a vivência de uma nova cultura e costumes, além, é claro, de ampliar o repertório de conhecimentos sobre arquitetura e urbanismo.

Buenos Aires é uma cidade repleta de edificações e locais simbólicos, com uma arquitetura histórica e moderna e um planejamento urbano semelhante ao de grandes metrópoles da Europa. Na capital argentina, o roteiro incluiu a visitação ao bairro La Boca, ao estádio La Bombonera, ao Caminito, ao Teatro Colón e à Casa Rosada.

Kerlin Wadenphul Zago

O grupo também conheceu o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Latinoamericana, praças, avenidas importantes, o metrô (primeiro da América Latina), a Biblioteca Nacional, o Puerto Madero, a Livraria El Gran Ateneo, a Faculdade de Arquitetura de Buenos Aires, o Parque de La Memória, entre outros espaços. Ainda foi possível conhecer a cidade de La Plata, que abriga a única obra construída na América Latina pelo arquiteto francês Le Corbusier, a Casa Curutchet.

Esse tipo de atividade possibilita o aprendizado marcante para os estudantes, uma vez que muitas das referências utilizadas pelos futuros profissionais podem ser vistas e vivenciadas nas visitas técnicas.

Na viagem, os estudantes também puderam aprender um pouco mais o idioma espanhol, falado no país, a partir de atividades em que tinham de se desafiar na comunicação, nos deslocamentos, encontrar e definir suas refeições, procurar outros lugares de interesse, além dos propostos no roteiro inicial.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates tem como característica a oferta de diversas viagens de estudos, e também visitas técnicas, para que seus estudantes compreendam os espaços, as soluções construtivas e compositivas e a história da arquitetura e do urbanismo, de uma forma prática e com muita experimentação.

Já foram feitas diversas viagens internacionais em outros anos, como para o Uruguai, Chile e Espanha, além de grandes cidades do Brasil, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Ouro Preto, entre outras.

Logo ods