Estudantes da Univates participam do Rolê Cultural

Postado as 27/09/2022 10:43:38

Por Pietra Darde

Cerca de 30 estudantes de diversos cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram de uma experiência cultural na tarde ensolarada  do último sábado, dia 24 de setembro. O destino da primeira edição do Rolê Cultural, atividade organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi a cidade de Porto Alegre.

O objetivo do Rolê foi promover um passeio pelo Centro Histórico de Porto Alegre, tendo como foco a cultura e o patrimônio da cidade. Os estudantes conheceram os espaços e edifícios que marcaram a história gaúcha e hoje são importantes atrações culturais.

“Escolhemos a capital gaúcha por ter uma história muito rica, um vasto patrimônio cultural, arte e arquitetura. Ela está próxima de nós, mas muita gente quase não a conhece”, explica o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Augusto Alves.

Augusto Alves

O roteiro da visitação abrangeu a área central, iniciando pelo Mercado Público e finalizando na Usina do Gasômetro. Os principais espaços visitados foram o Paço Municipal, a Praça XV de Novembro, a avenida Borges de Medeiros, a rua da Praia e a Praça da Alfândega, o cais do Porto e a orla do Guaíba, com seu conjunto arquitetônico e lugares históricos. Os estudantes também visitaram os prédios do Farol Santander, Memorial do RS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde apreciaram as exposições da 13ª Bienal do Mercosul. Outras edificações foram contempladas apenas externamente, como, por exemplo, os prédios da Avenida Borges de Medeiros e da rua da Praia, a Prefeitura Velha e a Igreja das Dores.

Augusto Alves

O professor Augusto destaca que propiciar à comunidade acadêmica uma experiência cultural significativa amplia o repertório cultural. “As saídas de campo são ótimos momentos para integração e trocas entre estudantes de diferentes cursos em uma atividade multidisciplinar. Além disso, é muito importante viajar e conhecer novos lugares, ampliar os horizontes, sobretudo se a programação tiver caráter cultural. É fundamental conhecer mais a nossa história, arte, cultura e arquitetura, para que os valores que nos identificam sejam passados para as gerações futuras. Também é legal mostrar aos jovens que, em um mundo definido pela inovação e transformação constantes, a história pode ser muito viva, interessante e transformadora”, revela.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Taísa Grapegio da Silva conta que adora participar de eventos culturais, principalmente aqueles que envolvem arquitetura. “Eu já conhecia o Centro Histórico, mas sempre é bom revisitar lugares já conhecidos. É possível ver algo diferente na paisagem, seja no entorno das edificações ou nas nas atividades sociais realizadas. Dessa vez não foi diferente. Nossa visita teve a feliz coincidência de ser realizada nas datas em que a 13ª Bienal do Mercosul estava sendo exposta e foi muito gratificante apreciar as obras e suas ideias de concepção. O professor Augusto também mostrou todo seu conhecimento sobre os espaços urbanos e tirou as dúvidas da turma de forma descontraída e divertida. Super indico esses passeios”, destaca.

Estão previstas novas edições do Rolê Cultural para conhecer cidades de outras regiões, como Pelotas, por exemplo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods