Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt/Unsplash

Primavera na região deve ter chuva abaixo da média e atuação do La Niña, aponta boletim do NIH da Univates

Postado as 22/09/2022 15:57:48

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Estação de transição, a primavera começa oficialmente hoje, 22 de setembro, às 22h04min. Ela marca a passagem das características do inverno para o verão. O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates divulga o boletim para a estação destacando os principais prognósticos para a primavera no Vale do Taquari. 

Tendências para estação 

Durante a estação, os acumulados de precipitação costumam ser em torno dos 595 mm. As temperaturas ficam mais elevadas na região do Vale do Taquari em relação ao inverno, com temperatura média de 20,1°C, temperatura média máxima de 25,7°C e temperatura média mínima de 15,4°C. As condições oceânicas observadas mostram a atuação do fenômeno La Niña. Segundo os modelos de previsão, a tendência é de atuação durante os meses de primavera e início do verão 2022/2023. 

A tendência na precipitação é que fique abaixo do padrão climático para toda a estação, e serão distribuídas de forma irregular. Essas irregularidades devem se tornar mais evidentes em direção ao final da primavera, fato que pode trazer prejuízos ao setor agrícola. Em relação às temperaturas, a tendência é que fiquem em torno da normal climática para a estação. 

E, como a primavera é uma estação de transição, em seu início ainda teremos dias com temperaturas amenas e até possibilidade de eventos isolados de geada entre setembro e outubro. Porém, à medida que o verão se aproxima, as temperaturas tendem a se elevar, principalmente entre novembro e dezembro, e poderá ter dias de muito calor, com temperaturas em torno dos 40 graus.

Características gerais da primavera

Ela pode ainda apresentar algumas características do inverno no seu início (alguns dias frios ou amenos, pois ainda há a passagem de algumas frentes frias sobre o Estado e o ingresso de ar frio). Mas, no decorrer da estação, as características passam a ser de verão (dias com temperaturas mais elevadas, devido à redução da passagem de frentes frias e ar frio, e ventos mais quentes passam a ingressar, bem como a angulação da Terra permite maior incidência do sol sobre o Estado). 

Por isso, uma das características que mais sentimos na primavera é o aumento gradual das temperaturas. Em outras palavras, o início da primavera apresenta dias com maior amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tendem a diminuir à medida que o verão se aproxima. Assim, no decorrer da estação, dias com temperaturas elevadas, próximas ou acima dos 30°C, se tornam frequentes. 

Os episódios de precipitação ocorrem especialmente associados a frentes frias (sobretudo nos meses de setembro e outubro), influência de sistemas de baixa pressão e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM). A partir de novembro inicia o processo convectivo, que nada mais é do que as famosas chuvas de verão. 

Outra característica que chama atenção durante a primavera é o aumento da ocorrência de eventos extremos de temporais com ventania, raios e granizo no Estado, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Isso ocorre devido às temperaturas mais elevadas associadas à circulação de umidade, que formam nuvens com amplo desenvolvimento vertical e com potencial para gerar temporais, também chamadas de nuvens convectivas.

Como funciona a previsão do tempo do NIH? 

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas pela estação meteorológica da Univates, de Lajeado, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Para isso, o setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 16 e modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) e do Windy.

O NIH 

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, INPE e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 19 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto privado. 

Lucas George Wendt/Unsplash

Logo ods