Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conexões entre as linguagens literária e audiovisual

Postado as 22/09/2022 13:23:30

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Evento da 1ª edição do Concurso

Evento da 1ª edição do Concurso

Nicole Morás

O projeto de extensão Linguagens: palavras e imagens da Universidade do Vale do Taquari - Univates busca promover interações de aprendizagem significativa de acadêmicos, voluntários e docentes da Univates com a comunidade escolar do Vale do Taquari, a partir da capacitação e da experimentação em diversas linguagens - literária, fotográfica, audiovisual. 

A proposta do projeto prevê a realização de atividades e oficinas com estudantes do ensino médio para que desenvolvam a adaptação de obras da literatura para o audiovisual, e assim se apropriem dessas linguagens de maneira produtiva e inventiva, ampliando sua capacidade de interpretação. A culminância do projeto se dá na realização do Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura que, em 2022, está na 8ª edição e tem como tema “Histórias extraordinárias”.  

Atuam no projeto os professores Rosiene Almeida Souza Haetinger, coordenadora do projeto, e Flávio Roberto Meurer, além da bolsista de extensão Vitória Schmidt.  O projeto conta também com voluntários, os quais são estudantes de graduação e pós-graduação e diplomados da Universidade. “O mais importante para nós é termos diferentes olhares vinculados ao projeto”, destaca Rosiene. 

Professora Rosiene Almeida Souza Haetinger

Divulgação/Univates

“Para chegarmos ao Festival, promovemos  diversas atividades ao longo do ano, sempre envolvendo aquilo que o projeto tem como objetivo final -  que os estudantes de ensino médio criem e produzam vídeos a partir da leitura de obras literárias”, explica a coordenadora. “Nosso objetivo é promover diferentes tipos de abordagem sobre este tema. Queremos fazer com que o nosso público-alvo conheça e se sinta mais próximo do audiovisual e das obras literárias”. 

Rosiene explica também que espera que as escolas se sintam instigadas e provocadas a participar do Festival. Quando uma escola se inscreve para participar das atividades pontuais ao longo do ano, algumas das quais reunindo até 200 pessoas, a participação não é condicionada à adesão ao Festival. 

“Nosso intuito é estimular o contato com a literatura e promover a formação de leitores. Leitura de qualidade, ler mais de uma vez, compartilhar a leitura e estabelecer, dessa forma, uma relação mais propositiva com o audiovisual”, observa a docente. “O audiovisual é uma linguagem com a qual temos muito contato, mas de forma superficial, em geral. Nosso projeto estimula que as pessoas entendam a linguagem do audiovisual, os seus signos, as simbologias do filme. Isso é interessante até mesmo para a interpretação de imagens e do cinema”, salienta. 

Divulgação/Univates

Atividade virtual realizada

Atividade virtual realizada

VIII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura 

O edital de 2022, com o tema “Histórias extraordinárias”, tem como foco a adaptação de contos  para o audiovisual por estudantes do Ensino Médio. O projeto é uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), por meio do projeto de extensão Linguagens: palavras e imagens. O edital, com todas as especificações e prazos estabelecidos, pode ser conferido em https://www.univates.br/institucional/editais. As inscrições das produções audiovisuais deverão ser feitas entre os dias 10 e 21 de outubro de 2022. Para mais informações ou esclarecimentos sobre o edital do Festival ou sobre o projeto de extensão, contate pelo e-mail projeto.linguagens@univates.br.

Logo ods