Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

A 24ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU) acontece no dia 19 de outubro

Postado as 16/09/2022 10:23:42

Por Lucas George Wendt

Ana Paula Dick

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza, no dia 19 de outubro, a 24ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU). As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro. As provas serão aplicadas, das 14h às 17h, nas escolas participantes. 

A OMU objetiva estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a utilização de estratégias matemáticas por meio de uma competição sadia, contribuindo para um aprendizado menos burocrático e mecânico. Além disso, busca incentivar os professores a levar para a sala de aula questões desafiadoras que despertam nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando estratégias diferenciadas, e não apenas fórmulas. 

As provas serão aplicadas nas próprias escolas, podendo cada  uma inscrever até três duplas por turma de alunos de cada ano de escolaridade.

Ana Amélia Ritt

Participam da prova estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A prova conta com 10 questões, podendo os alunos do 5º ano até o 1º ano do Ensino Médio escolher oito para  resolver. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio devem resolver nove questões e os do 3º ano do Ensino Médio precisam resolver as 10 questões. A prova tem duração de 3 horas e pode ser realizada em duplas ou individualmente. Os alunos podem usar calculadora. 

O evento integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”. Em 2021, na 23ª OMU, participaram 2.705 alunos de 45 escolas.

Neste ano, haverá a cerimônia de encerramento das Olimpíadas na Univates, que premiará os primeiros três colocados de cada ano de escolaridade, além de entregar os certificados de menção honrosa para os estudantes de cada escola que obtiverem a melhor nota na prova e o melhor desenvolvimento das resoluções.

Mais informações sobre a 24ª OMU podem ser obtidas pelo e-mail omu@univates.br.  

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods