Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto da Univates busca desenvolver produto funcional para diagnóstico clínico de alergias

Postado as 16/09/2022 10:19:29

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Os ácaros são uma das principais fontes de alérgenos, sendo os responsáveis pelo desenvolvimento de doenças alérgicas de vias aéreas superiores e inferiores, como rinite e asma, respectivamente. A exposição contínua a alérgenos pode levar o indivíduo a desenvolver inflamação persistente nas vias aéreas, causando uma série de complicações. 

Um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade do Vale do Taquari - Univates e coordenado pelo professor Guilherme Liberato da Silva, dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis e em Ciências Médicas, busca estudar as associações entre ácaros e saúde humana e animal. 

Os objetivos do projeto são desenvolver um produto funcional mais acessível à rede pública de saúde para diagnóstico clínico de alergias e também elucidar a capacidade de ácaros ectoparasitos atuarem como vetores de microrganismos patogênicos para a saúde humana e animal.

Nicole Morás

Entendendo o contexto da pesquisa

“Os testes cutâneos (TC) de leitura imediata pela técnica de punctura (prick tests), empregados para o diagnóstico de reações de hipersensibilidade a ácaros, são de fácil execução e baixo risco de reações adversas graves. A sensibilidade e a especificidade dos TC são elevadas, particularmente quando os alérgenos empregados são adequadamente selecionados”, explica Guilherme. 

Diversas empresas fabricam produtos utilizados em testes de punctura, e a distribuição comercial alcança praticamente todos os países. O Brasil ainda utiliza produtos importados, demandando uma abertura no mercado nacional para a sua comercialização. Esse produto, quando alcança a rede de saúde, pode auxiliar na realização do diagnóstico correto, além de ser um suporte para a prescrição de medicamentos. 

“Nos últimos anos, esses testes têm suscitado interesse considerável como método diagnóstico pela sua sensibilidade e especificidade. Diante disso, o projeto desenvolvido na Univates tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes extratos brutos proteicos de ácaros produzidos na Universidade em relação ao desenvolvimento de resposta celular alérgica de pacientes sensibilizados”, detalha o professor. 

Diferentes variáveis são analisadas pelos pesquisadores. As pesquisas contam com apoio de órgãos de fomento externos e de empresas e com a colaboração do Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No momento, os experimentos e análises de laboratório estão sendo finalizados, devendo em breve ser publicados artigos com os resultados. 

Além de Liberato, os docentes da Univates Fernanda Majolo, Liana Johann e Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers atuam na pesquisa. O projeto envolve 12 pessoas, entre professores, estudantes de mestrado e doutorado e bolsistas de iniciação científica. Liberato detalha que “estão sendo desenvolvidas pesquisas na produção de extratos proteicos para diagnóstico clínico de alergias a partir de ácaros de importância médica, bem como o diagnóstico de microrganismos patogênicos em ácaros ectoparasitos”. 

A pesquisa na Univates 

A Univates conta com 35 projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, quatro projetos de pesquisa vinculados ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e ainda dispõe de 49 projetos de pesquisa que recebem fomento externo. 

O trabalho científico de uma instituição e de seus pesquisadores é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do trabalho realizado. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa e que pode abrir margem para mais perguntas.

Diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. 

Logo ods